A Petrobras anunciou a assinatura de acordos estratégicos com empresas chinesas do setor energético, com o objetivo de impulsionar o Plano Estratégico 2024-28 da empresa. Os acordos abrangem diversos segmentos e áreas de cooperação global no setor energético.
Com a China National Offshore Oil Corporation (CNOOC), a Petrobras assinou um memorando visando explorar oportunidades de cooperação no setor. Isso inclui a exploração e produção de petróleo e gás, refino e indústria petroquímica.
Além disso, a empresa firmou outro MoU com a China Petrochemical Corporation (SINOPEC), com foco na pesquisa de oportunidades tanto no Brasil quanto no exterior. A colaboração abrange segmentos como exploração e produção, refino, comercialização, projetos de transição energética e captura de carbono.
A Petrobras também estabeleceu um acordo de cooperação estratégica com a China Energy International Group Co. Esse acordo tem o propósito de identificar oportunidades de negócios no Brasil relacionadas à geração de energia renovável e produção sustentável de hidrogênio e amônia.
Além dos acordos mencionados, a Petrobras assinou um “Non-Disclosure Agreement” com a Citic Construction (CITIC). Esse ultimo, tem a finalidade de explorar oportunidades de negócios conjuntos, incluindo a formação de joint-ventures para investimentos no Brasil e no exterior.
Todos os acordos firmados são de caráter não vinculante e envolvem a criação de comitês de representantes de cada empresa para acompanhar o progresso das discussões. A Petrobras destacou que, após análises técnicas, os projetos resultantes desses acordos serão submetidos a estimativas oficiais de custo, prazo e retorno, seguindo a governança da companhia para aprovação interna.