Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Brasil pode voltar ao top 10 das maiores economias em 2023

Foto: AleksTaurus/depositphotos

O Brasil está no caminho de figurar novamente entre as 10 maiores economias globais já em 2023. A informação é baseada de acordo com um estudo da Austin Rating, baseado em projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI). Essa perspectiva otimista vem à luz do recente anúncio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de que o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu 0,9% no segundo trimestre deste ano, marcando o oitavo resultado positivo consecutivo em termos trimestrais.

As projeções do FMI, divulgadas em julho, apontam para um crescimento de 2,1% da economia brasileira em 2023. Isso sem considerar os resultados do segundo trimestre recentemente anunciados pelo IBGE. É importante notar que as expectativas do mercado financeiro eram mais modestas, prevendo um crescimento de apenas 0,3% em relação ao trimestre anterior.

De acordo com o economista-chefe da Austin Rating, Alex Agostini, se o cenário econômico global permanecer estável e o Brasil mantiver seu atual ritmo de crescimento, as chances de o país retornar ao grupo das 10 maiores economias do mundo são significativas.

Publicidade

A Austin Rating projeta um avanço de 2,4% no PIB brasileiro para este ano, superando as estimativas do FMI. Agostini enfatiza que o país está em um caminho sólido e, caso o crescimento seja ainda mais expressivo do que o previsto e o real se valorize, o Brasil pode até mesmo alcançar a 8ª posição em 2023. Vale destacar que a última vez que o país ocupou essa posição foi em 2017.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado