A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou uma redução expressiva nas vendas de máquinas agrícolas. Julho registrou uma queda de 27,5% em relação a junho e de 8,9% comparado ao ano passado. O acumulado do ano apresentou uma diminuição de 7,2%.
Desempenho das Máquinas de Construção
As máquinas de construção também enfrentam desafios. Houve uma queda de 38,6% nas vendas de julho comparadas a junho e de 45,7% em relação ao ano anterior. No período de janeiro a julho, a redução foi de 19,6%.
Fontes dos Dados e Contexto do Setor
Essas estatísticas foram obtidas pela Fenabrave e pela Abimaq. A Anfavea apontou que o anúncio do Plano Safra não impulsionou a compra de máquinas agrícolas como esperado. No setor de construção, a lentidão nas obras de infraestrutura e a espera pelos recursos do PAC influenciam negativamente.
Exportações e o Mercado Global
As exportações de máquinas de construção ainda mostram um crescimento de 7,5% no acumulado do ano. Julho, contudo, teve uma queda de 7,6% em relação a junho. Para as máquinas agrícolas, as exportações caíram 8,5% em julho em relação ao ano passado, mas cresceram 14,9% comparado a junho. No acumulado do ano, houve uma redução de 5,8% nas exportações.