A indústria europeia de veículos enfrenta um grande desafio em sua busca por competitividade no mercado de veículos elétricos (VE). As marcas chinesas estão avançando a passos largos, oferecendo preços competitivos na fabricação de VE e baterias.
O Salão de Munique, que acontece entre 5 e 10 de setembro, sucedendo o evento de Frankfurt, serviu como um indicativo dessa mudança no cenário automobilístico. Surpreendentemente, cerca de 40% dos estandes no evento foram ocupados por marcas sediadas na Ásia, demonstrando a crescente presença chinesa no mercado europeu.
Os fabricantes tradicionais agora se veem obrigados a buscar maneiras de reduzir a diferença de custos em relação aos concorrentes chineses que têm uma vantagem por terem ingressado no mercado de VE mais cedo. O evento adotou uma fórmula de exposição mista, utilizando espaços nas praças da cidade e um centro de exposição de menor porte.
Luca de Meo, presidente do Grupo Renault, destacou à agência Reuters a importância de diminuir essa diferença de custos para competir com as marcas chinesas que já têm uma vantagem consolidada. Ele mencionou o lançamento do VE R5 em 2025 como um passo em direção a essa meta.
Veículos elétricos
As principais inovações e novidades apresentadas no Salão de Munique estavam concentradas nos VE. A BMW, por exemplo, enfatizou a melhoria de 30% no alcance e na recarga de bateria do futuro Série 3. A Mercedes destacou a próxima geração do CLA, enquanto a Tesla realizou uma leve reestilização no Model 3, acompanhada de um aumento de preço.
Entre as marcas chinesas, a Avatr, resultado da colaboração entre Changan e Huawei, chamou a atenção com seu modelo número 12, equipado com um ou dois motores elétricos.

A BYD ganhou destaque no mercado com seus veículos elétricos. O sedã Seal por R$ 296.800. Destacando-se os conjuntos ópticos dianteiro e traseiro. Há amplo espaço interno graças à distância entre eixos de 2.920 mm, principalmente para os passageiros do banco traseiro que se beneficiam ainda do assoalho plano. Para bagagem, porta-malas traseiro de 402 litros e dianteiro de 53.
Além dos VE, duas peruas – o Passat Variant e o Classe E All Terrain – se destacaram por seu estilo marcante entre os carros convencionais. A competição no mercado de VE está intensa, e a indústria europeia precisa se adaptar rapidamente para enfrentar esse desafio chinês em ascensão.
No Ceará a BYD é representada pelo Grupo Carmais. Confira os modelos AQUI!