WhatsApp segue apresentando novas funções
O WhatsApp é um dos serviços de comunicação digital mais consolidados da atualidade. Há anos esse produto da Meta vem arrebanhando bilhões de usuários mundialmente, a ponto de conquistar uma vantagem incontestável ante o Telegram e outros mensageiros instantâneos.
Com a superioridade afirmada, os desenvolvedores poderiam se acomodar para desfrutar do sucesso. Entretanto, funções seguem sendo introduzidas nessa plataforma e ainda há muitas outras por vir.
Inovações importantes do passado
Produtos digitais evoluem rapidamente e são aprimorados com atualizações muitas vezes discretas. Por isso, nem sempre é simples gravar na memória como eles eram no começo e qual é a diferença que certas alterações trazem à experiência do usuário.
Nesse contexto, dois aprimoramentos podem ser considerados divisores de água importantes para a melhoria da funcionalidade e para a popularização desse aplicativo criado em 2009.
A primeira delas é o WhatsApp Web. A adaptação do serviço de mensagens de celular para navegadores de internet foi providencial para possibilitar seu uso em computadores de mesa e tablets. Com uma interface similar ao serviço móvel, essa versão era fácil de acessar, por meio de um simples QR code, e disponibilizava o acesso a contatos do usuário e outros serviços de compartilhamento rápido antes exclusivos do celular.
Com isso, empresas e profissionais de escritório e comércio puderam aderir ao WhatsApp como uma ferramenta tão ou mais veloz do que e-mails. Seja para desempenhar vendas, fazer comunicação interna e externa empresarial ou apenas digitar de modo mais cômodo, essa foi uma novidade relevante.
Outro aprimoramento notável foi a criptografia de ponta a ponta. Essa funcionalidade adicionada em 2016 colocou o WhatsApp em pé de igualdade com outros aplicativos que já se destacavam como mais privativos, como Telegram e Viber.
Essa criptografia garante que mensagens, chamadas e anexos multimídia somente seriam acessíveis ao remetente e ao destinatário final. Sem dúvida, uma melhoria em segurança e privacidade fundamental para qualquer serviço de comunicação privada.
As novidades de hoje e de amanhã
Assim como no caso da criptografia de ponta a ponta, o Telegram sobressai com outros diferenciais em relação ao WhatsApp. Um deles é a capacidade de estabelecer prazos de validade variados para a visualização de mensagens e mídias enviadas.
Recentemente, o serviço de mensagens da Meta já adaptou essa funcionalidade em seu sistema, ainda que parcialmente. Desde 2021, usuários podem clicar num ícone no campo da legenda de imagens e vídeos para estipular se tais mídias podem ser vistas somente uma vez.
Agora, imagens divulgadas na internet sugerem que a empresa pretende deixar ainda mais simples selecionar a opção de visualização única.
Imagens em alta definição
Em 2023, a Meta anunciou a opção de enviar fotos em alta definição pelo WhatsApp. Até então, as imagens anexas do WhatsApp eram comprimidas para permitir o compartilhamento rápido. Agora, celulares Android e iOS podem trocar imagens em qualidade alta e a empresa deve estar desenvolvendo a capacidade de compartilhar também vídeos com definição superior.
Edição de mensagens e legendas
Uma das mais esperadas novidades chegou recentemente à plataforma: editar mensagens. Um bom complemento à possibilidade de apagar mensagens (para si mesmo, para outros ou para ambos), a edição pode ser feita num prazo de até 15 minutos a partir de seu envio e a alteração é informada ao destinatário.
Ainda em curso está a funcionalidade de editar também legendas, que por algum motivo se diferenciam de mensagens comuns no WhatsApp.
Agendamento de chamadas de grupo
Alguém num grupo do WhatsApp em breve poderá agendar um horário para conversar, de maneira similar ao que serviços de teleconferências como Zoom e Google Meets já permitem fazer. Essa será uma boa novidade a quem não suporta mais trocar (e principalmente ouvir) longas mensagens de voz…
Adesivos de IA
Já não é segredo para ninguém bem-informado que as empresas gigantes de tecnologia estão numa espécie de corrida armamentista para desenvolver a dominância de modelos de inteligência artificial (IA). No WhatsApp, essa competitividade agressiva tende a assumir a forma de uma nova funcionalidade simpática.
A nova ideia em desenvolvimento pela Meta consiste em possibilitar criar adesivos personalizados por meio de uma simples descrição de sua aparência. Assim, a plataforma incorporaria modelos de IA sintética disponíveis nas mais avançadas aplicações interativas da atualidade.