Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

China estende incentivo fiscal para produção xisto

A China está estendendo o incentivo fiscal sobre recursos para o desenvolvimento de gás de xisto até o final de 2027. O objetivo é impulsionar o fornecimento doméstico de gás natural. O anúncio foi feito em comunicado conjunto emitido pelo Ministério das Finanças e pela Administração Estatal de Tributação nesta quarta-feira(27).

Neutralização de carbono

O governo manterá uma concessão de 30% sobre o imposto de recursos, que é de 6%, para o desenvolvimento de gás de xisto. Essa política teve início em 2018.

A China é a maior consumidora de energia do mundo e maior emissor de gases de efeito estufa. Sendo assim, busca aumentar o uso de gás natural como um combustível-chave para atingir sua meta de neutralidade de carbono até 2060.

Publicidade

Em 2022, o país produziu 24 bilhões de metros cúbicos de gás de xisto, principalmente na bacia de Sichuan, no sudoeste, representando 11% da produção total de gás doméstico. Esta extensão da concessão de imposto visa incentivar ainda mais o crescimento da produção de gás de xisto no país.

O que é o gás de xisto?

O gás de xisto, também conhecido como shale gas, é uma fonte de gás natural não convencional encontrada em rochas de xisto sólido. O xisto é uma rocha sedimentar comum e, em alguns casos, contém gás natural. No entanto, sua extração é mais complexa e dispendiosa devido à sua baixa porosidade e impermeabilidade.

A exploração do shale gas ganhou destaque em 2011, quando os EUA, em resposta ao aumento dos preços de gás e petróleo, começaram a explorar suas reservas não convencionais, tornando-se grandes produtores. A produção de gás natural nos EUA cresceu de 1% no início dos anos 2000 para impressionantes 60% em 2016 da oferta doméstica. Isso resultou em uma queda significativa nos preços, de US$ 9 por milhão de BTU para US$ 2,37 por milhão de BTU entre 2008 e 2019.

A principal vantagem das reservas de xisto é sua presença em locais onde o gás explorável era escasso. Com essas descobertas, muitos países conseguiram reduzir a dependência de importações de gás natural, aumentando sua segurança energética e autonomia. O shale gas revolucionou o setor energético global, alterando a dinâmica do mercado e influenciando os preços da energia.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado