Publicidade

Ibovespa sobe com limitação de NY

A última semana, mês e trimestre encerraram com oscilações na bolsa. Ontem, a Vale (VALE3) teve destaque positivo, subindo 1,32%. A mineradora, mencionada como preferência para outubro pelo BBA, ajudou a manter a Bolsa em alta pela terceira sessão consecutiva, mesmo encerrando a semana em queda de 0,6%.

Outros varejistas também contribuíram para a alta, com DIs (juros futuros) em queda e sinais de resiliência no mercado de trabalho no Brasil. Casas Bahia (BHIA3) teve forte alta de 6,78%, enquanto Magazine Luiza (MGLU3) subiu 3,41%, embora com baixo volume de negócios. Americanas (AMER3) se destacou com 21,79% de alta após um acordo e CPI não apontar culpados em seu caso.

Fora do Ibovespa, a Smartfit (SMFT3) teve ganho de 3,27% com recomendação de compra de bancos. Sabesp (SBSP3) subiu 2,99%, e IRB (IRBR3) teve alta de 5,36%.

No cenário internacional, Petrobras (PETR4) oscilou e PRIO (PRIO3) fechou em baixa de 0,42% enquanto 3R Petroleum (RRRP3) e Petroreoncavo (RECV3) tiveram ganhos. Gerdau (GGBR4) fechou com queda de 0,70%.

O Ibovespa encerrou a semana com alta de 0,30%, setembro em alta de 0,48%, e o 3T23 com perdas de 1,29%. A taxa de desemprego no Brasil está no menor patamar desde fevereiro de 2015, mas o setor público consolidado teve déficit primário em agosto. Na Europa, os consumidores experimentam uma inflação mais comportada.

No entanto, Wall Street está atenta ao shutdown iminente do governo dos EUA, com um prazo-limite para um acordo neste sábado. Investidores estão preocupados com uma possível interrupção de dados dos EUA. A situação deve ser resolvida na segunda-feira.