Edward Snowden, ex-funcionário da NSA e da CIA, expressou suas preocupações em relação à entrada de instituições financeiras tradicionais no mercado de criptomoedas. Atualmente, muitos aguardam com entusiasmo o lançamento de ETFs de Bitcoin no primeiro trimestre do próximo ano. Porém Snowden adota uma perspectiva mais pessimista, destacando os riscos da adoção institucional.
Durante sua participação na Conferência Bitcoin Amsterdã nesta quinta-feira (12), Snowden enfatizou que o verdadeiro valor do Bitcoin reside em seus casos reais de uso, indo além das flutuações de preço. Ele incentivou os investidores a aprofundar seus conhecimentos na tecnologia por trás das criptomoedas e em suas aplicações. Além disso, alertou sobre o risco de controle estatal sobre o mercado. Dessa forma, estimulou as pessoas a protegerem a moeda digital da “institucionalização” e da supervisão excessiva.
Ele defendeu a necessidade dos desenvolvedores tornarem o Bitcoin mais anônimo. Dessa forma, alegando que, sem essa característica, a visão original de Satoshi Nakamoto não se concretizará. Sendo assim, o Bitcoin se tornará apenas mais um ativo especulativo de Wall Street. Ele também expressou preocupação em relação ao aumento da popularidade dos ETFs de Bitcoin, que, em sua opinião, visam “domesticar” o mercado, desequilibrando o poder em favor das grandes instituições financeiras e deixando pouca influência nas mãos dos usuários comuns e pequenos investidores.
Snowden demonstrou descontentamento com as tentativas governamentais de regulamentar o mercado de criptomoedas e minimizou a opinião de Gary Gensler, presidente da SEC. Ele defendeu a ideia de que a comunidade criptográfica deve concentrar seus esforços em fortalecer e aprimorar o Bitcoin, mantendo-se fiel à visão original de seu criador, Satoshi Nakamoto.