Roraima receberá energia venezuelana em 30 dias

Linha de transmissão de energia elétrica.
Foto: Divulgação/Taesa

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, revelou na sexta-feira (20) que Roraima está prestes a restabelecer o fornecimento de energia proveniente da usina hidrelétrica de Guri, na Venezuela, em 30 dias. Silveira afirmou que a assinatura do acordo com as autoridades venezuelanas está prevista para a próxima semana.

Roraima é o único estado brasileiro que não está conectado ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Desde 2019, enfrenta a interrupção no fornecimento de energia vinda do Linhão de Guri, dependendo de termelétricas para sua demanda energética.

Segundo o ministro, a retomada da importação de energia venezuelana resultará em uma economia significativa. A estimativa gira em torno de R$ 10 milhões mensais para os consumidores de energia em Roraima, devido à redução do uso de óleo diesel nas termelétricas locais.

O linhão que conecta a usina ao Estado tem capacidade para transmitir de 20 a 30 megawatts (MW). A reativação desse sistema será supervisionada em conjunto com as autoridades venezuelanas. Dessa forma, assegurando o restabelecimento do fornecimento energético em Roraima. Além disso, o ministro planeja discutir a questão dos combustíveis com o ministro responsável pela área de petróleo na Venezuela.

Mais Lidas

Últimas Notícias

LEIA MAIS