Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Lula prevê dificuldades em cumprir meta fiscal em 2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o governo enfrentará dificuldades em cumprir a meta de zerar o déficit primário das contas públicas em 2024, priorizando investimentos em obras em vez de cortes.
Lula declara dificuldades para cumprir a meta de zerar o déficit primário das contas públicas em 2024.
Foto: Roberto Stuckert Filho/Presidência da República

O presidente Lula declarou que o governo enfrentará desafios para cumprir a meta de zerar o déficit primário das contas públicas em 2024. Nesta sexta-feira (27), em reunião com jornalistas, Lula enfatizou que não pretende começar o ano realizando cortes bilionários em obras prioritárias para o país. A promessa de controlar a dívida pública e zerar o déficit fiscal é fundamental para manter a confiança do mercado financeiro na nova regra fiscal e no compromisso do governo com o ajuste das contas públicas.

A equipe econômica tem seguido a estratégia de encaminhar projetos que possam impactar positivamente na arrecadação. No entanto, o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, reconheceu que houve uma piora nas expectativas para as contas do governo neste ano. Nesse sentido, de R$ 80 bilhões a R$ 85 bilhões em relação às estimativas iniciais. Além disso, o cenário para as contas em 2024 se tornou desafiador devido ao cenário externo. Por conta disso, os preços das commodities e a arrecadação federal têm sido afetados.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas