O deputado federal Luiz Gastão Bittencourt (PSD/CE), presidente do Sistema Fecomércio-CE, selou seu apoio ao projeto de lei que destina R$ 4,6 milhões do FDID ao Programa Ceará Sem Fome. O montante será empregado na aquisição de equipamentos para as cozinhas do projeto, que atualmente oferece aproximadamente 69 mil refeições diárias em 600 unidades.
O compromisso do Sistema Fecomércio, especialmente através do Sesc, é evidente no combate à fome no Ceará, com ações significativas como Mesa Brasil Sesc e Sopa Amiga, ambos com ênfase em segurança alimentar e diminuição de desperdício.
No evento, o governador Elmano de Freitas (PT) divulgou que em breve restaurantes familiares se juntarão ao projeto, gerando mais oportunidades para pequenos empresários. Já são 43 mil famílias beneficiadas com um cartão do programa, que fornece R$ 300 mensalmente. Ademais, de segunda a sexta-feira, refeições são fornecidas para os vulneráveis que não possuem o referido cartão.
O Pacto Ceará Sem Fome atua em diversos setores, incluindo saúde, nutrição, agricultura familiar, economia local e assistência social. Os beneficiários, em situação de pobreza ou extrema pobreza, recebem apoio mensal para alimentos, priorizando produtos da agricultura local e pequenos negócios, e ainda há planos para a formação de uma Rede de Unidades Sociais Produtoras de Refeições.
Em evento aconteveu no Palácio da Abolição, no último dia 20/10.