UE autoriza download de apps fora da App Store da Apple

Resultados do 4º trimestre da Apple superam expectativas com lucro por ação de US$ 1,46 e receitas de US$ 89,5 bi, mas vendas na China preocupam.
Foto: Divulgação

No próximo ano, os usuários de iPhone na União Europeia poderão fazer o download de aplicativos fora da App Store da Apple. Segundo Mark Gurman, da Bloomberg, essa mudança em conformidade com as regulamentações europeias eliminará as taxas de 15% a 30% cobradas pela Apple aos desenvolvedores.

A mudança, conhecida como sideloading, está programada para ser introduzida na primeira metade de 2024. Isso permitirá que os clientes baixem aplicativos sem depender exclusivamente da App Store, assemelhando-se ao sistema Android, com downloads de arquivos no formato apk. A Apple planeja adaptar o Messages e aplicativos de pagamento como parte dessas mudanças, possivelmente através de uma atualização do iOS 17.

Contrastando com relatórios anteriores que indicavam a chegada do sideloading na atualização 17.2 do iOS, a confusão se deu por interpretação equivocada de novas linhas de código, que na verdade referem-se a uma nova estrutura para distribuição interna de aplicativos em organizações.

A nova Digital Markets Act (DMA) da UE, ativa desde novembro de 2022, exige que empresas consideradas “gatekeepers” abram seus serviços e plataformas para outras empresas e desenvolvedores. Isso impactará consideravelmente a App Store da Apple e pode acarretar mudanças significativas nos serviços como Messages, FaceTime, Siri, entre outros.

Além disso, a mais recente versão beta do iOS 17 revelou a adição de gravação de “vídeos espaciais” com o iPhone 15 Pro, explorando a experiência de realidade mista na plataforma da Apple.

Mais Lidas

Últimas Notícias

LEIA MAIS