Publicidade

SpaceX, de Elon Musk, estuda possível IPO para a Starlink

A SpaceX avalia uma oferta pública inicial para a Starlink, buscando capitalizar o crescente negócio espacial

A SpaceX, de Elon Musk, considera um IPO para a Starlink, rede global de satélites, capitalizando o crescimento do setor. A oferta pode ocorrer até o final de 2024.
Foto: SpaceX/Divulgação
A SpaceX, de Elon Musk, considera um IPO para a Starlink, rede global de satélites, capitalizando o crescimento do setor. A oferta pode ocorrer até o final de 2024.
Foto: SpaceX/Divulgação

A SpaceX, sob a liderança de Elon Musk, está explorando a possibilidade de lançar uma oferta pública inicial (IPO) para a Starlink. Com fontes indicando que a operação pode ocorrer até o final de 2024, a movimentação visa capitalizar o notável crescimento do setor de satélites. O processo de preparação inclui a transferência de ativos da unidade de satélites para uma subsidiária integral, com planos de desmembramento no momento do IPO. Embora nenhuma decisão definitiva tenha sido tomada, há especulações de que a listagem possa ser postergada para 2025.

A Starlink, uma rede global composta por mais de 5 mil satélites lançados, alcançou destaque sob a liderança de Elon Musk. O empresário, que já mencionou anteriormente a possibilidade de um IPO para a Starlink quando a empresa atingisse uma posição mais consolidada, reforçou recentemente o desempenho da Starlink ao atingir um fluxo de caixa de equilíbrio. O cenário do mercado espacial e a posição dominante da Starlink como a maioria dos satélites ativos e lançados, tornam o IPO um passo estratégico para Musk e a SpaceX.

Elon Musk havia sugerido anteriormente que um IPO para a Starlink poderia ocorrer por volta de 2025, conforme informações divulgadas pela CNBC. No entanto, o cenário de crescimento expressivo do negócio de satélites pode estar acelerando esse plano. Com a movimentação do mercado e a Starlink se consolidando como uma força significativa na comunicação global, o possível IPO destaca-se como um evento aguardado e estratégico para a SpaceX e seu ambicioso CEO.