Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Retração na formação bruta de capital fixo no 3º trimestre

A economia brasileira estagnou no terceiro trimestre de 2023, com uma retração de 5,3% na formação bruta de capital fixo.
(Foto: RDNE Stock project/Pexels)

No terceiro trimestre de 2023, a economia brasileira estagnou, com uma retração de 5,3% na formação bruta de capital fixo, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV). Este indicador reflete o nível de investimento, como aquisição de máquinas e equipamentos. A FGV destacou que houve um forte recuo no segmento de máquinas e equipamentos, com destaque para o segmento de caminhões e ônibus.

No mesmo período, a exportação de bens e serviços cresceu 10,6%, impulsionada pelas vendas ao exterior de produtos agropecuários e da extração mineral. Por outro lado, a importação de bens e serviços retraiu-se 7%.

Em valor corrente, a FGV estima o PIB brasileiro em R$ 8,04 trilhões. Estes números ficaram acima das projeções do Banco Central (BC), divulgadas na última sexta-feira (17). O Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br) recuou 0,64% de julho a setembro em relação ao segundo trimestre.

Os dados oficiais do PIB são divulgados trimestralmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados do terceiro trimestre serão conhecidos no dia 5 de dezembro. Em setembro, o IBGE anunciou que o PIB do segundo trimestre cresceu 0,9% na comparação com os primeiros três meses de 2023.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas