O Procon de São Paulo tem observado um crescimento nas reclamações direcionadas ao Mercado Livre e à Magazine Luiza, principalmente relacionadas às práticas comerciais durante e após a Black Friday. As queixas mais comuns incluem problemas com o uso de cupons de desconto, eficiência no atendimento ao cliente, e questões técnicas como aplicativos fora do ar. A informação é da coluna Radar, da Veja.
O número de reclamações excedeu 1.500, com os principais problemas sendo a demora ou ausência na entrega de produtos, mudanças de preços no momento da finalização da compra, pedidos cancelados após a compra, descontos não aplicados corretamente, e produtos entregues de forma inadequada.
Em resposta às queixas, o Mercado Livre manifestou seu pesar pelas dificuldades enfrentadas pelos consumidores e ressaltou que está atento a todas as reclamações feitas ao Procon-SP, assegurando que todas serão analisadas respeitando os prazos de resposta. A empresa também destacou que, apesar das reclamações, a venda de mais de 2,8 milhões de produtos na Black Friday indica que as queixas representam apenas uma pequena parcela de clientes insatisfeitos.
Por outro lado, o Mercado Livre salientou a disponibilização de mais de 550.000 cupons de desconto durante o período da Black Friday, como parte do compromisso da empresa em oferecer uma excelente experiência de compra aos usuários, mesmo em períodos de grande demanda.









