IGP-DI de novembro registra leve desaceleração, diz FGV

(Foto: AlphaTradeZone/Pexels)

No início de novembro, o Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) apresentou um crescimento de 0,50%, conforme divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Essa elevação, embora modesta, marca uma desaceleração em relação ao avanço de 0,51% registrado em outubro. O índice acumula uma diminuição significativa de 3,91% no ano e uma redução de 3,62% nos últimos 12 meses.

Contrariando as expectativas do mercado, que projetava uma variação de 0,58% para o mês segundo a Refinitiv, o índice mostrou uma tendência de estabilização. André Braz, coordenador dos índices de preços do FGV/Ibre, destaca que a inflação ao produtor foi impulsionada por commodities chave, como minério de ferro, óleo diesel e farelo de soja, além da influência significativa de vários serviços, com destaque para os serviços bancários.

No entanto, na construção civil, observou-se uma desaceleração nos preços de materiais, equipamentos e serviços, indicando um resfriamento nesse segmento.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado