Nesta quinta-feira (14), o Papa Francisco pede acordo global por um tratado regulatório para a Inteligência Artificial (IA). No Dia Mundial da Paz, o líder da Igreja Católica alertou sobre os riscos da IA e a importância de proteger valores humanos frente à “ditadura tecnológica”.
Enfatizando que os algoritmos não devem substituir os valores humanos, o pontífice também alertou para os perigos associados ao uso da inteligência artificial no setor de armamentos, especialmente na criação de novas armas ou na adaptação de sistemas existentes.
A comissão do Senado responsável por analisar as propostas de regulamentação da inteligência artificial decidiu prorrogar seus trabalhos por mais 120 dias. O presidente da comissão, senador Carlos Viana (PODE-MG), justificou a mudança do prazo pela relevância da pauta. Ele mencionou a importância de um debate aprofundado, alinhado à visão global, como a que Papa Francisco pede acordo global para enfrentar os desafios éticos da tecnologia, incluindo a inteligência artificial.
A Comissão Temporária Interna sobre Inteligência Artificial (CTIA) foi criada em agosto. Originalmente, tinha até 16 de dezembro para concluir a análise de cinco propostas de regulamentação da IA no país. Agora, com a prorrogação, a CTIA terá até maio do proximo ano para produzir um relatório final.
Carlos Viana destacou a importancia de avaliar o tema, examinando as contribuições colhidas em audiências públicas nos próximos meses.
Confira a mensagem do Papa AQUI!