Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

PIB no Brasil: grandes metrópoles perdem destaque

2021: Ano de Mudança na Economia Brasileira

Ibovespa hoje
Foto: Marcello Casal Jr./Ag. Brasil

O ano de 2021 marcou uma virada significativa na economia brasileira. Um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou uma redistribuição do Produto Interno Bruto (PIB), com cidades menores ganhando mais destaque. Esse fenômeno contrasta com o cenário de 2002, onde grandes metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro dominavam a economia.

Além das tradicionais potências econômicas, cidades como Manaus, Curitiba e Maricá mostraram um crescimento notável em sua participação no PIB. Isso reflete uma tendência de descentralização econômica e uma diversificação nas fontes de riqueza do país.

Interessante notar que, em alguns estados, as capitais deixaram de ser as líderes econômicas. Em estados como Pará e Espírito Santo, outras cidades ultrapassaram as capitais em riqueza e produção, indicando uma nova dinâmica econômica regional.

Publicidade

A Decentralização do PIB

O estudo do IBGE revela que a participação das capitais no PIB nacional diminuiu significativamente. Esse dado sinaliza uma tendência de fortalecimento econômico em áreas antes menos consideradas, promovendo uma economia mais equilibrada e menos concentrada.

O PIB de 2021 desenha um novo panorama econômico no Brasil, caracterizado por uma maior equidade na distribuição de riqueza entre suas cidades e regiões.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado