Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

IBGE: menor desemprego desde 2015 e população ocupada recorde

Desemprego no Brasil atinge 7,5% no trimestre, com recorde de 100,5 milhões de ocupados, aponta pesquisa PNAD Contínua do IBGE.
IBGE: Emprego formal bate recorde
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Entre setembro e novembro de 2023, a taxa de desemprego foi de 7,5%, representando uma redução de 0,3 ponto percentual em relação ao trimestre anterior. Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgados nesta sexta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este é o índice mais baixo desde fevereiro de 2015.

No período avaliado, a população ocupada no Brasil atingiu o recorde de 100,5 milhões, registrando um crescimento de 0,9%. Ou seja, o aumento anual foi de 0,8%, equivalente a 815 mil pessoas. O número absoluto de desocupados permaneceu estável em 8,2 milhões. Comparado ao mesmo período do ano passado, houve uma diminuição de 539 mil desempregados, indicando um recuo de 6,2%.

A pesquisa também revela um aumento de 0,4 ponto percentual no nível da ocupação, atingindo 57,4%. Dessa forma, em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, observa-se estabilidade.

A PNAD Contínua, iniciada em outubro de 2011 e consolidada em janeiro de 2012 em todo o Brasil, expande suas amostras para produzir dados sobre várias regiões. Desde então, a pesquisa tem ampliado gradualmente seus indicadores, visando analisar as flutuações e a evolução da força de trabalho a curto, médio e longo prazos. Com foco nos domicílios, a pesquisa gera indicadores trimestrais sobre emprego e desemprego e anuais sobre temas permanentes, acumulando dados trimestrais para análises anuais.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas