Pesquisar
Close this search box.

Índices chineses: piores resultados no mercado em 2023

bolsa china e hong kong piores indices mercado
(Foto: Reprodução/Getty Images)

As ações da China e Hong Kong encerraram 2023 como os mercados acionários de pior desempenho global, com perdas superiores a 10%. Apesar de uma recuperação semanal, o índice CSI 300 da China amargou seu terceiro ano consecutivo de quedas, refletindo a instabilidade pós-pandêmica e tensões geopolíticas.

Na contramão, o Índice Hang Seng de Hong Kong encerrou a semana com ganhos de 4,3%, mas ainda assim acumula uma queda anual de 14%. Ambos os índices estão no fim das classificações globais de 2023, enquanto o índice MSCI mundial projeta um crescimento de cerca de 20% no ano.

A desaceleração econômica chinesa após a Covid-19 decepcionou investidores, destacando problemas persistentes como dívidas imobiliárias e desafios enfrentados pelos governos locais. Setores como imobiliário, varejo, nova energia e turismo lideraram as quedas.

A compra líquida estrangeira atingiu o menor nível desde 2015, refletindo a desconfiança. No entanto, alguns veem oportunidades nas ações afetadas, prevendo uma possível recuperação em 2024, como indicado pelo gerente de fundos de hedge de Xangai, Li Bei.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado