Em 2023, a Associação Comercial do Ceará (ACC) comemorou 157 anos de existência, marcando o ano com uma alta representatividade no setor. Fundada em 1866 por decreto de D. Pedro II, a entidade encerrou o ano com destaque. “2023 foi um ano de ajustes”, afirma João Porto Guimarães (Foto), presidente da ACC e vice-presidente do Conselho de Administração do Sebrae Ceará.

Iniciativas de Integração e Solução de Problemas Financeiros
A instituição formou grupos de trabalho para integrar mais seus associados. Entre eles estão o Conselho das Mulheres Empresárias (Cemec), sob a liderança de Ana Luísa Costa Lima, e a Câmara de Economia Circular, liderada pelo empresário Fernando Silva.
João Porto relata que a ACC está prestes a resolver problemas financeiros que marcaram o ano. “Concluímos assuntos que estavam nos atormentando”, destaca.
Homenagem a João Carlos Paes Mendonça e Trajetória Histórica da ACC
Ademais, em 2023, a associação homenageou o empresário João Carlos Paes Mendonça com o Troféu Carnaúba 2023. “João Carlos tem uma trajetória no mundo dos negócios que impulsiona fortemente o desenvolvimento econômico cearense”, disse João Porto.
Fundada em 13 de abril de 1866 pelo inglês Henrique Brocklehurst, a ACC expandiu suas representações para os setores industriais, agrícolas e de serviços ao longo dos anos.
Princípios e Liderança Atual da ACC
Sob a liderança de João Porto Guimarães, a trajetória da Associação Comercial do Ceará mantém seu foco em três pilares sólidos: ética, moralidade e dignidade humana. “Nossa atuação sempre se pauta nestes princípios”, enfatiza João Porto, ilustrando a trajetória consistente da ACC.