Em 2024, a Rede de Farmácias Pague Menos continuará investindo na transformação para se tornar um Hub de Saúde. Em conversa com o Economic News Brasil, a empresária Patriciana Rodrigues, Presidente do Conselho de Administração da empresa, destacou a mudança do modelo de farmácia, abandonando a abordagem tradicional para concentrar-se em relacionamentos e soluções de saúde.
A inovação é uma marca da empresa fundada em 1981, pioneira ao adotar o conceito de “drugstore” em 1985, oferecendo uma variedade de produtos em um ambiente de autoatendimento. Desde então, a rede expandiu-se de Fortaleza para mais de 1600 lojas físicas em todo o Brasil, com uma presença significativa online. A Pague Menos conta com mais de 25 mil funcionários e ostenta o selo Great Place to Work.
“Nós acreditamos que, assim como todos os varejos precisam se adaptar, a farmácia também precisa. A ideia é mudar do modelo transacional para o modelo de relação, oferecendo soluções de saúde para os clientes. A farmácia pode ser um agente importante em um ecossistema de saúde”, comenta Patriciana.
Novas estratégias
A estratégia de omnicanalidade destaca-se na Pague Menos. Investir em diversos canais de atendimento, considerando as especificidades dos clientes, elevou a participação da empresa para 12% nas vendas digitais. “Temos o site, o app, parcerias com superapps, o teleatendimento. Trabalhar com a omnicanalidade, tornando esses canais mais amigáveis, é um grande diferencial”, explica a presidente.
Outro foco de investimento é a alavanca de fidelização. Reconhecendo a importância do conhecimento do consumidor, a Pague Menos busca personalizar serviços de maneira individualizada, compreendendo as jornadas específicas dos clientes. A empresa almeja ser mais do que uma farmácia, visando transformar a experiência do consumidor diversificando as experiências.
Patriciana explica como ocorre: “Ao sentir qualquer sintoma, procuro a farmácia, me aconselho com o farmacêutico, ele já tira as dúvidas necessárias e, se preciso, atendimento médico com telemedicina. Se for algo de média e alta complexidade, aí sim recorre aos especialistas. É uma mudança cultural muito grande, e quanto mais pontos começarem a ofertar o serviço, mais rapidamente o consumidor vai entender esse novo comportamento.” Ela também destaca a importância desses serviços diante da alta demanda de atendimentos que o SUS recebe.
Novo comando em 2024
Para 2024, a expectativa da Pague Menos é dar continuidade ao trabalho que a tornou a segunda maior rede de farmácias do Brasil, posição consolidada após a aquisição da rede Extrafarma em 2022. Patriciana Rodrigues faz o balanço: “2023 foi um ano onde a Pague Menos fez grandes investimentos. Participamos ativamente do BBB, somos patrocinadores oficiais da Seleção Brasileira, realizamos um programa de TV focado no nosso público-alvo, chamado ‘Topa um Acordo Pague Menos’. Pudemos interagir com nossos clientes e falar sobre nossos produtos. Existem muitas possibilidades.”