A China favoreceu 143 itens do setor agropecuário argentino com reduções e prorrogações de reduções de tarifas temporárias. A novidade aprimora o acesso destes produtos ao mercado chinês, conforme anunciado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina.
A secretaria argentina detalhou que a iniciativa, divulgada pelo Ministério das Finanças da China, visa diminuir preços e incentivar o consumo. Além disso, tem como objetivo ajustar tarifas temporárias já existentes, baseando-se na demanda e oferta local.
Conforme informado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina, os produtos beneficiados incluem:
– Hortaliças e Temperos: redução tarifária de grãos de milho doce seco de 13% para 0%; e de sementes de coentro não trituradas ou moídas, de 15% para 0%.
– Lácteos: nova redução tarifária em fórmulas infantis lácteas medicinais de 5% ou 0%. Também há redução tarifária em queijos (exceto frescos) de 8%, em fórmulas lácteas infantis de 5% ou 0%, em soro de leite de 2% e em proteína do leite de 5%.
– Pesca: permanência da redução tarifária em camarões congelados não descascados de 2%, assim como em caranguejos congelados e outros peixes congelados, de 5%.
– Frutas: manutenção da redução tarifária em mirtilos vermelhos, outras variedades de berries frescas ou secas de 7%, e em nozes pecã frescas ou secas de 7%.
– Oleaginosas: permanência da redução tarifária em sementes de linhaça de 15% para 9%, e em sementes de girassol de 15% para 9%.