Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Combustível do futuro: conheça gasolina sem petróleo proposta por Lula

Conheça lei para combustível do futuro, e-fuel, projeto visa sustentabilidade e inovação.
combustível do futuro
(Foto: Reprodução)

O presidente Lula apresentou ao Congresso Brasileiro o Projeto de Lei do Combustível do Futuro em setembro do ano passado. A proposta tramita na Câmara dos Deputados e visa diminuir a dependência de combustíveis fósseis. Empresas como a Porsche já produzem esse tipo de gasolina, conhecida como e-fuel, que também será utilizada em carros de Fórmula 1.

O projeto deste combustível do futuro, que inclui um investimento previsto de R$ 250 bilhões, busca reduzir a emissão de gases do efeito estufa. Além disso, propõe um marco regulatório para os combustíveis sintéticos no Brasil, já produzidos em escala limitada, inclusive na Petrobrás.

Benefícios do e-fuel incluem o combustível do futuro:

  • Utilização de hidrogênio e dióxido de carbono na produção, ajudando a mitigar um dos principais gases causadores do efeito estufa;
  • Fim da dependência do petróleo, um recurso finito e crescentemente caro;
  • Compatibilidade com a infraestrutura de abastecimento existente;
  • Possibilidade de produção na forma de diesel, sem necessidade de modificações nos motores atuais;

Embora emita poluentes como a gasolina convencional, o e-fuel tem a vantagem de neutralizar o carbono emitido na queima durante sua produção, desde que utilize fontes de energia limpas e renováveis.

Combustível do futuro em uso pela Porsche

A produção de gasolina sem petróleo já ocorre no Chile pela Porsche. Governos e empresas como Audi e Bosch também investem na tecnologia. Apesar dos benefícios econômicos e ambientais, a produção ainda é mais custosa que a gasolina tradicional. O desafio é baratear a extração de hidrogênio necessária para a fabricação do combustível sintético.

Além disso, considera-se o hidrogênio uma alternativa para as baterias pesadas e caras de veículos elétricos. Modelos como o Toyota Mirai já empregam tecnologias como células de combustível que utilizam hidrogênio para gerar eletricidade. Mas para muitos especialistas, o hidrogênio não é considerado o combustível do futuro.

Na Fórmula 1, o e-fuel será adotado a partir de 2026, mantendo a propulsão híbrida com maior eletrificação. Isso pode assegurar a continuidade dos motores a combustão interna, enfrentando as crescentes exigências governamentais sobre emissões de poluentes.

A implementação na Fórmula 1 virá com as novas regulamentações de motores. Esta estratégia permite que a principal categoria do automobilismo global adie, por enquanto, a transição para motores totalmente elétricos.

Espera-se que esta inovação, ao se tornar acessível aos consumidores, prolongue a vida útil dos motores a combustão interna. Isso pode ocorrer tanto em sua forma tradicional quanto com suporte elétrico adicional. Atualmente, a tendência do combustível do futuro pode apontar para um declínio dos motores convencionais, principalmente devido às crescentes restrições governamentais sobre emissões de poluentes.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas