Pesquisar
Close this search box.

Frango: Brasil atinge recorde de exportação em 2023

Brasil: exportação de frango atinge recorde em 2023
(Foto: Finn Mund/Unsplash)

O Brasil, em 2023, alcançou um novo patamar no setor avícola, registrando exportações totais de 5,138 milhões de toneladas de carne de frango. O número representa uma alta de 6,6% comparado a 2022. Desse modo, em termos de receita, o aumento foi de 0,4%, totalizando US$ 9,796 bilhões. Os dados são da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Dezembro se destacou com 467,2 mil toneladas exportadas, um aumento de 20,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Este foi o segundo maior volume mensal na história do setor.

O Japão liderou as importações em dezembro, seguido pela China, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e África do Sul. Luís Rua, diretor de Mercados da ABPA, falou sobre o aumento nas vendas. “Houve um aumento generalizado nas importações de carne de frango pelos principais destinos dos nossos produtos, o que justifica o desempenho recorde para o mês de dezembro”, afirma.

O Paraná liderou as exportações brasileiras, seguido por Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Goiás.

“Apesar dos desafios do ano, incluindo um cenário com variações acentuadas de mercados e de custos de produção, o resultado é altamente positivo e confirma as projeções traçadas pela ABPA para o ano, ao mesmo tempo em que indica a tendência de exportações que deveremos observar ao longo de 2024. Pela primeira vez superamos a marca de 5 milhões de toneladas exportadas. Neste contexto, as boas notícias divulgadas no fim de 2023 trazem expectativas de movimento sustentado nas vendas internacionais, seja em relação a mercados consolidados ou mesmo com a abertura de novos”, analisa o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado