Pesquisar
Close this search box.

Irmãos Moreira Salles: poder e arte no Brasil

Irmãos Moreira Salles: poder e arte no Brasil
Os irmãos Fernando (em pé, à esquerda), João (em pé, à direita), Walter (sentado, à esquerda) e Pedro (sentado, à direita) (Foto: Itaú Unibanco/Reprodução).

Os irmãos Moreira Salles representam uma combinação única de sucesso empresarial e patronato cultural no Brasil. Filhos do influente banqueiro Walther Moreira Salles, Pedro, Fernando, Walter e João são figuras chave no Itaú Unibanco e na Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), controlando uma fortuna bilionária. Em 2022, a dinâmica acionária da família no Itaú Unibanco mudou com a saída dos irmãos Walter e João, realocando as ações entre Fernando, Pedro e seu filho João.

A família também mantém o Instituto Moreira Salles (IMS), uma instituição cultural focada principalmente em Fotografia, Música, Literatura e Iconografia. Fundado pelo patriarca em 1992 em Poços de Caldas, Minas Gerais, e com sedes no Rio de Janeiro e São Paulo, o instituto é financiado por uma dotação do Unibanco e da família Moreira Salles.

Perfil dos irmãos Moreira Salles

Fernando Moreira Salles

Fernando Roberto Moreira Salles, nascido em 29 de maio de 1946 no Rio de Janeiro, é o mais velho entre os irmãos. Conhecido no mundo empresarial, ele exerce a função de conselheiro no Itaú Unibanco. Paralelamente à sua carreira no setor financeiro, Fernando é poeta e sócio na editora Companhia das Letras. Ele é casado com Claudia Moreira Salles, uma renomada designer de móveis. Como autor, Fernando tem em seu repertório obras como “A Chave do Mar”, uma coletânea de 45 poemas publicada pela Companhia das Letras em 2011, além de “Ser Longe” (2003) e “Habite-se” (2005).

Walter Salles

Walter Moreira Salles Junior, nascido em 12 de abril de 1956 no Rio de Janeiro, é um cineasta de renome internacional. Ele é reconhecido por obras marcantes como “Central do Brasil”, que lhe rendeu o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro em 1999. Formado em economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), ele aprimorou seus estudos em comunicação audiovisual na Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos. Desse modo, junto com seu irmão João Moreira Salles, Walter Salles, carinhosamente apelidado de Waltinho por alguns, estabeleceu a produtora VideoFilmes em 1987, contribuindo significativamente para o cinema brasileiro. Além disso, dirigiu filmes aclamados como “Abril Despedaçado” e “Diários de Motocicleta”. Seu talento e habilidade como diretor foram reconhecidos internacionalmente, com o jornal britânico The Guardian classificando-o entre os 40 melhores diretores do mundo.

Pedro Moreira Salles

Pedro Moreira Salles, nascido em 20 de outubro de 1959 em Washington, Estados Unidos, é o presidente do conselho administrativo do Itaú Unibanco e membro do conselho diretor da Federação Brasileira de Bancos. Formado em economia pela Universidade da Califórnia e com estudos em relações internacionais na Universidade de Yale, ele se destaca no setor bancário brasileiro. Por outro lado, Pedro possui um interesse profundo por arte e música. Nesse sentido, tem participação no Conselho da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). Casado e pai de três filhos, viveu parte de sua infância na França e tem uma coleção pessoal de arte.

João Moreira Salles

João Moreira Salles, nascido em 27 de março de 1962 no Rio de Janeiro, é um renomado documentarista e produtor de cinema brasileiro. Em 2006, fundou a revista Piauí, com o objetivo de focar no jornalismo literário. Em 2017, ele e sua esposa Branca Moreira Salles fundaram o Serrapilheira, o primeiro instituto privado no Brasil voltado para pesquisa e divulgação científica. João dirigiu documentários aclamados como “No Intenso Agora”, “Entreatos” e “Notícias de uma Guerra Particular”. Além disso, é autor do livro “Arrabalde: Em Busca da Amazônia”, publicado pela Companhia das Letras.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado