Pesquisar
Close this search box.

Passaporte brasileiro sobe no ranking mundial de 2024

Passaporte brasileiro ascende no ranking de 2024
Em 2024, novo modelo de passaporte vigora no Brasil (Foto: Polícia Federal/Divulgação).

O passaporte do Brasil dá acesso sem visto a 173 destinos ao redor do mundo. O Henley Passport Index 2024, índice fundamentado em dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) e pesquisas internas, compilou os dados sobre a mobilidade a nível global. No ranking mais recente, o Brasil conseguiu melhorar sua posição, subindo para o 17º lugar.

Para os brasileiros, destinos importantes como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Europa, Japão, China, Índia, Camboja, Angola e Etiópia ainda exigem vistos. No entanto, dentro da América do Sul, a maioria dos países não exige visto, graças ao acordo do Mercosul, promovendo a livre circulação entre nações como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

Este ano, seis passaportes emergiram no topo do Henley Passport Index 2024, oferecendo acesso sem visto a um número recorde de destinos. França, Alemanha, Itália, Espanha, Cingapura e Japão agora lideram, permitindo viagens a 194 destinos sem a necessidade de visto prévio.

Em 2023, o Japão perdeu sua posição de liderança no ranking, que manteve por cinco anos, para Cingapura. Contudo, em 2024, a liderança sofreu outra mudança, com a entrada de novos países no topo da lista. A Ásia e a Europa continuam dominando, com Coreia do Sul, Finlândia e Suécia em segundo lugar, seguidos por Áustria, Dinamarca, Irlanda e Holanda. Confira o ranking completo aqui.

Segurança máxima: Brasil eleva padrão com novo passaporte

Um novo modelo de passaporte brasileiro já vigora em 2024. Desenvolvido pela Polícia Federal e Casa da Moeda, ele inclui tecnologias de impressão e marca d’água melhoradas, elementos holográficos, fio de segurança, chip eletrônico e foto com codificação alfanumérica. Desde setembro de 2023, o novo passaporte está disponível sem alteração no valor da taxa de emissão, que é de R$ 257,25. O documento foi premiado como “o melhor novo passaporte de 2023 para a América Latina” pela High Security Printing, reconhecendo sua técnica sofisticada e infraestrutura de segurança.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado