PIB da Alemanha cai 0,3% em 2023: reflexo das crises econômicas

Bandeira da Alemanha
Bandeira da Alemanha (Foto: Ingo Joseph - Pexels)

O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha caiu 0,3% em 2023 em relação ao ano anterior. O Destatis, o órgão de estatísticas alemão, realizou o levantamento. Mesmo com ajustes de calendário, o PIB alemão ainda apresentou uma queda de 0,1% no ano passado. Portanto, marca uma desaceleração significativa em relação ao crescimento de 1,8% registrado em 2022.

A presidente do Destatis, Ruth Brand, observou que o desenvolvimento econômico na Alemanha enfraqueceu em 2023, devido a crises como a inflação alta e condições financeiras desfavoráveis. A inflação afetou negativamente o crescimento econômico, juntamente com taxas de juros elevadas e demanda fraca.

A economia alemã também ficou 0,7% acima do nível de 2019, o ano anterior ao início da pandemia de covid-19. O Destatis descreveu a leitura sobre o PIB do quarto trimestre de 2023 como “bastante preliminar”, estimando uma queda de 0,3% em relação aos três meses anteriores. A primeira estimativa oficial para o trimestre será divulgada em 30 de janeiro.

 

Consequências:

 

A queda do Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha em 2023, divulgada hoje, exerceu um impacto perceptível nos mercados europeus. As bolsas europeias operam em baixa modesta nesta segunda-feira (15), com investidores ainda digerindo os dados desfavoráveis sobre o crescimento da maior economia da Europa.

Por volta das 7h34 (horário de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 apresentava um recuo de 0,22%, atingindo 475,70 pontos. As bolsas em Londres, Paris e Frankfurt também refletiam essa tendência negativa, registrando quedas de 0,23%, 0,29% e 0,28%, respectivamente. Além disso, as bolsas de Milão, Madri e Lisboa apresentavam baixas de 0,27%, 0,09% e 0,57%, acompanhando a cautela dos investidores diante dos recentes desenvolvimentos econômicos na região.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado