Menos de 1% dos inscritos na plataforma Gupy são contratados

plataforma gupy contratações
(Foto: Michael Burrows/Pexels).

A Gupy, plataforma líder de recrutamento no Brasil, contratou menos de 1% dos inscritos para vagas de trabalho em 2023. Esses dados foram levantados pela Folha na Comscore, empresa de análise de audiência.

A empresa, que recebe cerca de 15 milhões de inscrições mensais, se depara com uma média de 1,6 vagas para cada cem pessoas no mercado de trabalho, aponta o levantamento. Em suma, isso representa uma enorme competição entre candidatos, com a taxa de desemprego no país em 7,5%.

Desafios para candidatos

As redes sociais ecoam as frustrações dos candidatos, muitos dos quais se queixam de processos seletivos longos e a falta de avanço para entrevistas com recrutadores. Em entrevista à Folha, a chefe-executiva da Gupy, Mariana Dias, afirma que há três reclamações no LinkedIn a cada mil pessoas cadastradas. Como é 1,5 milhão de inscritos, há cerca de 4.500 desabafos, em geral sobre processos seletivos muito extensos ou falta de feedback.

 

Imagem: Reprodução/LinkedIn

Critérios de seleção

A seleção na plataforma envolve critérios subjetivos e objetivos, e a Gupy afirma se esforçar para tornar este processo mais transparente e eficiente. De acordo com seus representantes, ela oferece informações detalhadas sobre as etapas do processo seletivo, buscando ajustar as expectativas dos candidatos. No entanto, a própria empresa afirma que a inteligência artificial realiza os primeiros critérios da seleção, dificultando para os candidatos a percepção de como corresponder com afinidade na seleção.

Além disso, a plataforma anunciou 24 compromissos visando facilitar as candidaturas, apoiar seleções responsáveis e impulsionar o conhecimento dos candidatos. Entre eles, está a missão de instruir os candidatos para melhorar seus resultados e compreender o mercado de trabalho.

Orientações aos candidatos

Em vista das frequentes reclamações dos usuários da plataforma, a Gupy divulgou que para aumentar as chances de sucesso, os candidatos devem atentar para os pré-requisitos das vagas. A Gupy usa inteligência artificial para avaliar a afinidade do candidato com a vaga. Mariana Dias, CEO da Gupy, aconselha os candidatos a desenvolverem currículos detalhados e focados nas habilidades essenciais das vagas desejadas.

Confira também:

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado