Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Os oito maiores produtores de cacau no mundo

Conheça os principais produtores de cacau do mundo. O Brasil, apesar de origem do cacau, ocupa o sexto lugar e almeja crescimento.
Cacau
Imagem: AIPC/Divulgação

O cacau, um fruto benéfico para o organismo e com papel crucial na preservação ambiental, tem sua origem na região amazônica, mas o Brasil não ocupa a posição de destaque na produção global.

O maior produtor de cacau do mundo, de acordo com a Organização Internacional do Cacau (ICCO) e a Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC), é a Costa do Marfim, na África, com uma produção anual de 2,18 milhões de toneladas, representando 44% da produção mundial.

Em segundo lugar, temos Gana, também na África, com 680 mil toneladas. O Brasil, por sua vez, ocupa a sexta posição na lista, produzindo 273 mil toneladas em 2022, de acordo com o IBGE. No entanto, a ICCO estima que o país tem produzido cerca de 220 mil toneladas desde 2020.

Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Brasil tem como meta alcançar a autossuficiência em 2025, com uma produção de 300 mil toneladas, e almeja atingir 400 mil toneladas até 2030, o que o colocaria na terceira posição entre os maiores produtores de cacau no mundo.

Confira a lista completa dos principais produtores de cacau:
  1. Costa do Marfim: Líder com 2,18 milhões de toneladas anuais, destacando-se também na exportação de cacau em amêndoas, pasta e manteiga de cacau.
  2. Gana: O segundo maior produtor, com 680 mil toneladas, apesar de uma diminuição na produção nos últimos anos.
  3. Equador: Produz cerca de 440 mil toneladas anualmente, com um aumento de 12% em relação às safras anteriores.
  4. Camarões: Responsável por uma parte significativa do PIB do país africano, produzindo 290 mil toneladas para consumo e exportação.
  5. Nigéria: Com uma população de 206 milhões de habitantes, o país produz cerca de 280 mil toneladas por ano.
  6. Brasil: Bahia e Pará são os maiores produtores, representando 95% da produção nacional. A produção anual gira em torno de 220 mil toneladas, com planos de crescimento para as próximas décadas.
  7. Indonésia: No Sudeste Asiático, produz 180 mil toneladas, concentradas principalmente em ilhas como Sumatra, Kalimantan e Sulawesi.
  8. Papua Nova Guiné: Produz 42 mil toneladas, principalmente da variedade trinitário, conhecida por seu sabor agradável e aroma característico.
Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas