Descubra os maiores produtores de batata do Brasil

Descubra os maiores produtores de batata do Brasil
(Foto: Pixabay/Pexels).

A batata destaca-se como um dos vegetais mais consumidos no Brasil, além de ser o quarto alimento mais consumido no mundo. Entre os maiores produtores de batata no Brasil, Minas Gerais lidera com 1,28 milhões de toneladas, seguido pelo Paraná com 778,4 mil toneladas e São Paulo com 688,5 mil toneladas. Outros estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás e Bahia também contribuem para a produção nacional.

Confira o ranking dos estados mais produtores:

  1. Minas Gerais: 1,28 milhões de toneladas
  2. Paraná: 778,4 mil toneladas
  3. São Paulo: 688,5 mil toneladas
  4. Rio Grande do Sul: 406 mil toneladas
  5. Santa Catarina: 403,5 mil toneladas
  6. Goiás: 223,4 mil toneladas
  7. Bahia: 97,8 mil toneladas
*Os dados são das safras de 2022, segundo o IBGE.

Em 2022, o Brasil colheu cerca de 3,9 milhões de toneladas de batatas, cultivadas em aproximadamente 117 mil hectares, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este volume é resultado do esforço de cerca de 5 mil produtores espalhados por 30 regiões em sete estados, conforme aponta a Associação Brasileira da Batata (ABBA).

Safras e interferências climáticas

A produção de batata no Brasil é dividida em três safras anuais: verão, outono e inverno, permitindo um cultivo contínuo. Assim sendo, entre esta produção, um percentual de 52% ocorre na safra de verão. No entanto, desafios climáticos, como as chuvas excessivas em Minas Gerais e Paraná, têm dificultado a colheita, impactando os preços no mercado.

Dessa forma, a demanda elevada durante as festas de fim de ano contribuiu para a alta nos preços. Recentemente, a Ceagesp de São Paulo registrou um aumento de 56% no preço do quilo da batata, indicando a sensibilidade do mercado a fatores climáticos. Além disso, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), entre os dias 21 e 27 de janeiro, a batata alcançou o valor de R$ 5,18 por quilo na Ceagesp de São Paulo.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado