Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Mickey em greve? Funcionários da Disney querem sindicalização

Funcionários de parques temáticos da Disney na Califórnia estão em campanha para sindicalização.
Mickey em greve? Funcionários da Disney querem sindicalização
(Foto: Bo shou/Pexels)

Na Califórnia, funcionários dos parques temáticos da Disney, que dão vida a personagens icônicos como Mickey Mouse e Cinderela, estão em campanha para sindicalizar-se. A iniciativa, anunciada por líderes sindicais, tem como objetivo garantir melhores condições de segurança e políticas de trabalho mais justas para os artistas.

Apesar de a maioria dos mais de 35 mil colaboradores do Disneyland Resort já ser representada por sindicatos, um grupo de aproximadamente 1.700 artistas de desfiles e atores de personagens ainda não possui tal representação. A campanha, liderada pela Actors’ Equity Association, busca cobrir essa lacuna, promovendo melhores condições de trabalho e contribuindo para a manutenção da experiência mágica oferecida aos visitantes.

Os organizadores da campanha distribuíram fichas de sindicalização e esperam coletar assinaturas de mais da metade dos artistas. Essa ação visa facilitar o reconhecimento voluntário do sindicato pela Disney, sem necessidade de votação formal pelo National Labor Relations Board. Cerca de 60% dos funcionários da Disney já demonstraram interesse na representação sindical.

A questão da sindicalização ganha relevância diante das disparidades salariais entre os artistas da Disneylândia e seus homólogos da Disney World, em Orlando, Flórida, onde os trabalhadores já são sindicalizados. A diferença no custo de vida entre Orange County, Califórnia, e Orlando, Flórida, especialmente no que tange à habitação, coloca em destaque a necessidade de ajustes salariais.

Os esforços para a sindicalização abordam também questões de segurança com os trajes e a busca por escalas de trabalho mais previsíveis. Preocupações com a saúde e segurança, exacerbadas pela pandemia, foram catalisadores para a organização dos trabalhadores. Além disso, os artistas buscam respeito às suas características físicas, como o uso de meias-calças e maquiagens que correspondam aos seus tons de pele.

Contexto do movimento sindical

A campanha sindical surge em um momento em que a Disney reporta lucros crescentes, impulsionados pelos parques temáticos. A empresa, contudo, enfrenta desafios, incluindo perdas no serviço de streaming e demandas por redução de custos. O processo de sindicalização na Califórnia reflete uma tendência crescente nos Estados Unidos, onde o apoio público aos sindicatos tem aumentado. Assim, destacando a importância do diálogo entre trabalhadores e empregadores para garantir condições de trabalho justas e sustentáveis.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas