As agências de viagens corporativas do Brasil, vinculadas à Abracorp (Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas), estão reavaliando suas parcerias com a Localiza. Esta reconsideração surge após uma alteração abrupta e unilateral por parte da Localiza em seu modelo comercial, o que causou preocupações significativas sobre a estabilidade dos contratos previamente acordados entre as agências e seus clientes corporativos.
Impacto financeiro e busca por alternativas
Em 2023, as vendas de locação de veículos pelas agências associadas à Abracorp atingiram mais de 400 milhões de reais, dos quais aproximadamente 60%, equivalente a 240 milhões de reais, foram transações realizadas com a Localiza. Devido às mudanças, as agências agora estão reavaliando as parcerias com a Localiza, buscando alternativas e mensurando o impacto que a suspensão das vendas com a empresa pode ter em suas operações e finanças. O objetivo é preservar os interesses de seus clientes corporativos enquanto minimizam os impactos negativos em seus próprios negócios.
Posicionamento da Localiza
Em resposta, a Localiza afirmou que a revisão de seu processo de remuneração para agências de viagem visa garantir uma experiência de excelência aos seus clientes. Segundo a empresa, essa decisão foi tomada após uma análise cuidadosa do mercado, com o objetivo de continuar gerando valor para um público importante, mantendo um relacionamento de longo prazo com as agências.
Sobre a Localiza
Fundada em 1973, a Localiza Rent a Car, mais conhecida como Localiza, é uma das principais redes brasileiras especializadas em aluguel de carros. Com atuação nas maiores cidades e aeroportos do Brasil, México e outros países da América Latina, incluindo Argentina, Paraguai, Colômbia, Equador e Uruguai, a empresa tem sua sede em Belo Horizonte, Minas Gerais. Além do aluguel de veículos, a Localiza opera em diversos segmentos do mercado através de suas divisões, como Localiza Seminovos, Localiza Gestão de Frotas, Localiza Zarp, Localiza+ e Localiza Meoo.