Pesquisar
Close this search box.

Comporte vence leilão para trem entre São Paulo e Campinas

Leilão trem intercidades
(Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)

O Comporte, empresa ligada à família fundadora da companhia aérea Gol (GOLL4), conquistou o leilão para operar o trem de passageiros entre São Paulo e Campinas, em São Paulo. A oferta da empresa, realizada em consórcio com a CRRC de Hong Kong, foi a única apresentada. Portanto, garantiu a vitória no certame ocorrido nesta quinta-feira.

O projeto é avaliado em cerca de R$ 8 bilhões. A previsão para conclusão é até 2031 e envolve a construção de um trem expresso de média velocidade, num trajeto de aproximadamente 100 quilômetros. O Comporte também é conhecido pela atuação no setor de ônibus rodoviários. Além disso, opera o sistema metroferroviário de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

O leilão representa um marco para o transporte ferroviário de passageiros no Brasil, já que nos últimos anos tem tido um foco predominante em projetos de transporte de carga aérea. Assim, o leilão incluiu projetos para um trem intermetropolitano entre Jundiaí e Campinas, bem como a concessão de 17 estações de passageiros ao longo do trajeto entre São Paulo e Jundiaí.

Os projetos são estratégicos para a integração do sistema de transporte na região, já que a ferrovia percorrerá uma rota paralela aos corredores rodoviários do sistema Anhanguera-Bandeirantes. Atualmente, quem opera é a CCR (CCRO3).

Posicionamento do Governo de São Paulo

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, ressaltou a importância dos investimentos, mesmo diante da ausência de concorrência no leilão. Ele anunciou planos para futuros leilões de trens de passageiros. Ainda uma possível ligação entre a capital e a cidade litorânea de Santos, além de um trem para Sorocaba, previsto para 2025.

Os investimentos totais nos três empreendimentos somam cerca de R$ 14 bilhões, com contrato de concessão válido por 30 anos a partir da entrada em operação dos novos serviços. O montante abrange a implantação e adequação de 430 quilômetros de via permanente, além da construção de túneis e pontes.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado