Diante do crescente desafio imposto pela concorrência das montadoras chinesas e a ausência de um produto competitivo por parte da Hyundai, que vinha gerando prejuízos, concessionários da marca ameaçavam abandonar suas concessões. Em resposta a este cenário, a Hyundai Motor Brasil (HMB) e a CAOA delineiam uma nova estratégia operacional no Brasil. Este novo modelo de negócios visa a unificar as vendas e expandir a produção de veículos, indicando um futuro promissor para as duas empresas no mercado brasileiro.
Crescimento e Expansão
Central para esta nova fase, a fábrica de Anápolis (GO), administrada pela CAOA, é peça-chave. Com um investimento de R$ 3 bilhões planejado até 2029, a expansão da unidade reflete o compromisso das empresas com o crescimento e a inovação. A ampliação da capacidade produtiva beneficiará não só a Hyundai, cuja planta em Piracicaba (SP) já está no seu limite operacional, mas também promoverá novos empregos, esperando-se que o número de funcionários aumente de 3.200 para mais de 4.000.
Unificação da Rede de Concessionárias
A unificação das redes de concessionárias representa um marco importante deste acordo. As lojas, que antes eram divididas entre as operadas diretamente pela Hyundai e pela CAOA, agora, todas as 250 unidades no Brasil poderão comercializar a linha completa de veículos. Essa estratégia busca otimizar os recursos e aprimorar a experiência dos consumidores.
Acordo Encerra Disputa Judicial
O acordo entre a CAOA e a Hyundai, aprovado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), põe fim a anos de disputas judiciais. Esse entendimento não apenas dissolve as tensões anteriores mas também inaugura um caminho para uma colaboração mais estreita e produtiva, com o objetivo de fortalecer suas presenças no mercado automobilístico brasileiro.
Impacto no Mercado
Sob a gestão unificada da Hyundai, antecipa-se um incremento de até R$ 1 bilhão em ganhos, resultado da sinergia entre as redes de concessionárias e a eficiência na produção. Esta renovada parceria entre CAOA e Hyundai promete revitalizar o mercado, oferecendo aos consumidores uma variedade maior de opções de veículos e impulsionando o desenvolvimento da indústria automobilística no Brasil.
CAOA CHERY – Outro Problema
Outro desafio enfrentado pelo grupo Caoa Chery é a direção que a marca tomará no Brasil, onde tem enfrentado dificuldades para ganhar a aceitação dos consumidores. Recentemente, houve uma redução no preço do Tiggo 7, agora chamado de modelo Sport, para R$ 135 mil. Apesar disso, a campanha não alcançou o efeito esperado. É uma situação difícil para a CAOA.
*Opinião – Artigo Por Jackson Pereira Jr., empreendedor, diretor do BNTI, fundador e CEO do Economic News Brasil.
**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal.