Em resposta ao aumento da demanda, o Porto de Itapoá, localizado em Santa Catarina, está prestes a inaugurar uma expansão de sua estrutura física. Com um investimento de R$ 750 milhões, a obra tem o objetivo de elevar a capacidade operacional do terminal em cerca de 50%. Este desenvolvimento estratégico visa acompanhar a aceleração das atividades do terminal de contêineres, que registrou um movimento expressivo de 1 milhão de TEUs em 2023.
Integração no cluster sul
Itapoá é uma peça-chave no cluster sul, ao lado de Paranaguá, Itajaí e Navegantes, formando o segundo maior agrupamento de portos de contêineres no Brasil, superado apenas pelo Porto de Santos. A expansão do Porto de Itapoá reforça a importância desse cluster na logística portuária nacional, garantindo uma infraestrutura adequada para suportar o crescente fluxo de comércio exterior.
Parcerias estratégicas e tecnologia de ponta
A parceria estratégica com a Maersk, que detém 49% do capital, e a holding PortoSul, com 51%, através da gestora BRZ, destaca o poder financeiro e operacional do Porto de Itapoá. O investimento não só amplia o pátio de 250 mil para 350 mil metros quadrados, mas também adiciona um armazém moderno, permitindo aos importadores uma gestão mais eficiente do desembaraço alfandegário.
Antecipação de planos e modernização
A aceleração dos planos de expansão, inicialmente previstos para 2025, reflete a dinâmica do mercado portuário, que exige constante atualização e modernização. Itapoá se destaca pela aquisição de novos equipamentos, incluindo um portêiner e cinco RTGs híbridos controlados remotamente, demonstrando seu compromisso com a inovação e eficiência operacional.
Financiamento e planos futuros
A expansão foi parcialmente financiada por uma emissão de debêntures de R$ 750 milhões, complementada pelo fluxo de caixa da empresa. Com planos de investir mais R$ 2 bilhões nos próximos 10 anos, o Porto de Itapoá não só busca expandir sua capacidade, mas também atender a uma região economicamente vibrante, reforçando sua posição como um hub logístico essencial para o comércio nacional e internacional.
Vocação diversificada
Embora um porto de contêineres não se limite a produtos específicos, a localização geográfica do Porto de Itapoá favorece o trânsito de celulose, cargas frigoríficas e automóveis, demonstrando a diversidade e a importância estratégica do terminal na cadeia logística do país.