O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) fez um investimento de R$ 290 milhões à Adata Integration Brazil S/A, para a produção nacional de semicondutores para notebooks, desktops, servidores, televisores, automóveis e celulares. Com esse aporte, a Adata iniciará a fabricação de três avançados semicondutores no país, uma iniciativa alinhada com os objetivos da Nova Indústria Brasil, a política governamental destinada a fortalecer a independência tecnológica do país.
Estratégia de soberania tecnológica
Segundo Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, o financiamento é estratégico para reduzir a dependência brasileira de importações nesse setor crítico, visando a inovação em semicondutores no Brasil e contribuindo para a soberania e segurança tecnológica nacional. “O apoio está alinhado com os objetivos da Nova Indústria Brasil, política do Governo Lula que tem como um dos seus objetivos reduzir a dependência produtiva e tecnológica em produtos nano e microeletrônicos e em semicondutores. O BNDES vai fortalecer a cadeia industrial das tecnologias da informação e da comunicação” destaca Aloizio.
Ampliação do portfólio da Adata
Com um investimento total de R$ 374 milhões, a Adata planeja incorporar novas soluções tecnológicas ao mercado brasileiro, com produtos que prometem melhor desempenho e eficiência energética. Entre os semicondutores a serem produzidos estão o DDR5, LPDDR5 e o uMCP, destacando-se por sua alta velocidade de processamento e otimização no consumo de energia, essenciais para dispositivos como notebooks, smartphones e servidores, facilitando a implementação da tecnologia 5G no Brasil.
Relevância estratégica dos semicondutores
Paulo Jr., Presidente da Adata, enfatiza a importância estratégica dos semicondutores para o desenvolvimento tecnológico global, notando o papel vital do BNDES no estímulo ao crescimento do setor no Brasil. A parceria entre o BNDES e a Adata reflete um compromisso com a inovação e o desenvolvimento sustentável da indústria tecnológica brasileira. “O semicondutor é hoje estratégico para todos os países, sendo fator de vantagem competitiva e até de subsistência em um futuro breve”, afirma o presidente da Adata. A fala do presidente reforça a importância do investimento do BNDES na produção dos semicondutores.
Sobre a Adata
Integrante do grupo Adata Technology Co., um dos líderes globais no fornecimento de produtos de memória, a Adata marca presença no Brasil desde 2014, com instalações em Santo Antônio de Posse (SP) e Manaus (AM). A empresa é reconhecida pela produção de componentes semicondutores, tendo uma forte presença nos mercados de Circuitos Integrados DRAM e FLASH.