Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Finlândia busca estreitar laços com Brasil em economia verde

Finlândia Economia Brasil
(Foto: Tapio Haaja/Unsplash).

A distância entre Brasília e Helsinque, a capital da Finlândia, não impede o fortalecimento das relações entre os dois países. Nina Kopola, CEO da Business Finland, agência do governo finlandês voltada para investimentos, financiamento de inovação e atração de talentos, esteve no Brasil em fevereiro. A visita teve múltiplos objetivos, incluindo fortalecer relações comerciais e promover a inclusão de mulheres na área de tecnologia.

Durante sua visita, Kopola participou de um encontro em São Paulo com líderes de empresas finlandesas operando no Brasil. Além disso, ela participou de um evento voltado para a participação feminina na tecnologia e teve reuniões em Brasília no dia 20 de fevereiro. Essas reuniões envolveram representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da sede da União Europeia no Brasil.

Nina Kopola Finlândia
Nina Kopola, CEO da Business Finland (Foto: Divulgação/Business Finland kuvapankki).

A Finlândia se posiciona como o 30º maior investidor direto no Brasil, contribuindo com US$ 1,32 bilhão anualmente. O Brasil, por sua vez, é o principal parceiro comercial da Finlândia na América Latina. Em 2022, o volume de comércio entre os dois países atingiu € 1,59 bilhão, um crescimento de 73% em relação a 2021. Esse intercâmbio reflete o aumento das exportações brasileiras para a Finlândia, que cresceram 204% desde 2019, e um crescimento de 140% nas importações finlandesas do Brasil no mesmo período.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

No Brasil, operam aproximadamente 50 empresas finlandesas, empregando cerca de 10 mil pessoas. Estas empresas atuam em setores diversos, incluindo telecomunicações, indústria florestal, mineração, energia e química. A Finlândia é notável por suas ambiciosas metas climáticas, visando a neutralidade de carbono até 2035.

Kopola enfatizou a importância da transição para energia limpa, destacando a liderança da Finlândia na construção de novos reatores nucleares e na expansão da energia eólica. Adicionalmente, a Finlândia investe na cadeia de suprimentos de baterias, evidenciado pela Estratégia Nacional para as Baterias 2025. Este plano foca no desenvolvimento da indústria de baterias e na promoção de práticas de reciclagem.

A cooperação em ciência, tecnologia e inovação é uma área chave nas relações bilaterais Brasil-Finlândia. A Business Finland é ativa no apoio a startups e projetos de pesquisa inovadores, procurando atrair talentos internacionais e promovendo um ambiente de trabalho igualitário.

Os interesses compartilhados em bioeconomia e desenvolvimento sustentável prenunciam um futuro promissor para a cooperação entre os dois países, com potencial para avanços em tecnologia, energia limpa e gestão sustentável de recursos naturais.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado