Pesquisar
Close this search box.

Americanas sugere uso do FGTS para compra de ovos de Páscoa

Americanas sugere uso do FGTS para compra de ovos de Páscoa
(Foto: Reprodução/Redes Sociais).

Uma sugestão feita por um folheto em uma loja das Americanas, que indicava a possibilidade de adquirir ovos de Páscoa através de uma linha de crédito que antecipa o saque-aniversário do FGTS, viralizou nas redes sociais. O folheto, compartilhado por um cliente no X (antigo Twitter), não esclarecia inicialmente que se tratava de um empréstimo com juros, o que causou surpresa e críticas por parte do público.

A linha de crédito em questão permite aos trabalhadores acessarem antecipadamente os valores do saque-aniversário do FGTS, um benefício que pode ser retirado anualmente e de forma parcial no mês de aniversário do contribuinte. A Americanas, por meio de seu braço financeiro Ame, não havia divulgado, até a última atualização desta reportagem, as taxas de juros aplicadas à modalidade.

A repercussão do anúncio foi imediata e intensa, com o post original alcançando mais de 1,6 milhão de visualizações em menos de um dia. Usuários expressaram seu espanto e crítica com comentários que destacavam o uso do FGTS, que antes era tradicionalmente reservado para aquisições maiores como a compra da casa própria.

“Antes se dava entrada no apartamento com o FGTS, agora se compra ovo de Páscoa. Que país é esse?”, indagou um internauta.

Respondendo à controvérsia, a Americanas divulgou uma nota afirmando que o uso do FGTS, especialmente através do saque-aniversário, é uma prática comum em diversos setores da economia, incluindo o varejo.

Confira a nota na íntegra:

“A Americanas informa que o produto financeiro citado (FGTS) é utilizado de forma ampla por vários setores da economia, inclusive pelo varejo e, com a criação do saque aniversário, passou a poder ser usado para compras em várias categorias de sua rede de lojas. A companhia lembra que a utilização do serviço financeiro é apenas mais uma opção de pagamento para o consumidor.”

O que é o FGTS?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), um direito dos trabalhadores com carteira assinada, pode ser utilizado em várias circunstâncias previstas por lei. Desde 2019, a opção de saque-aniversário foi introduzida, permitindo saques anuais de uma parte do saldo, com a possibilidade de utilização para empréstimos com juros.

Esta modalidade tem sido disponibilizada por algumas instituições financeiras, como o Ame, permitindo a antecipação de até cinco saques-aniversário. No entanto, para acessar o empréstimo, é necessário que o solicitante possua saldo equivalente no FGTS, servindo como garantia para o credor.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado