Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Conheça a regra 80/20 para melhorar hábitos financeiros

financeiro
(Foto: Pixabay/Pexels)

No cenário financeiro atual, um estudo de 2023 chamado de Credit Karma, mostrou que 69% dos norte-americanos tem arrependimentos financeiros. A maioria, 31%, se arrepende de não ter economizado o suficiente. Diante disso, surge uma solução revolucionária, porém histórica: a regra 80/20. Esta abordagem, baseada na observação do cientista político, sociólogo e economista italiano Vilfredo Pareto no século XX, sugere que um foco de 20% nos esforços geram 80% dos resultados. Ao aplicar esta lógica às finanças pessoais, podemos maximizar nossas economias com eficiência surpreendente.

Como a lógica surgiu

Em 1906, na Itália, Pareto percebeu que a maioria de sua plantação de ervilhas pereceria, exceto por uma pequena porção, que era a maior parte de sua safra. Mais especificamente, ele observou que 20% de sua safra produzia 80% de sua colheita. Ele estendeu esse princípio para a macroeconomia, mostrando que 80% da riqueza na Itália era de propriedade de 20% da população.

Como aplicar nas suas finanças

Inicie revendo suas finanças através da perspectiva de Pareto. Concentre-se nos 20% dos seus ativos ou investimentos que prometem os maiores retornos. Esta revisão estratégica pode significar a realocação de recursos, preferindo, por exemplo, contribuições para a aposentadoria em comparação a recompensas menos substanciais, como pontos de cartão de crédito.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Prossiga com a avaliação de suas despesas: quais 20% delas são responsáveis por 80% das suas preocupações financeiras? Identifique e elimine esses gastos desnecessários. Este passo pode incluir cortar despesas supérfluas ou focar em liquidar dívidas com altos juros. Tal foco não apenas alivia o estresse mas reorganiza sua economia para uma base mais sólida e tranquila.

Por último, aceite a ideia de que alcançar 80% já é uma grande vitória. A obsessão pela perfeição pode ser um empecilho para a liberdade financeira. Ao compreender que um comprometimento já é capaz de render frutos notáveis, abre-se espaço para uma vida com menos pressão e mais realizações.

Esta técnica de gestão financeira propõe uma nova filosofia de vida. Sua adoção pode não só simplificar o manejo das suas finanças, como também enfatizar o que verdadeiramente importa, promovendo não apenas a saúde financeira, mas também uma existência menos ansiosa e mais plena.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado