Logo-Noticias-de-valor-em-negrito-1 fundo transparente 01
Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
X
Publicidade
X
Publicidade

EUA seleciona Vale para negociar financiamento de planta de briquetes

Primeira planta de aglomeração a frio do mundo

Vale
(Foto: Divulgação/Vale)
Vale
(Foto: Divulgação/Vale)

A planta de briquetes da Vale é a mais nova promessa no setor de minério de ferro, agora com o aval dos Estados Unidos para um financiamento milionário. Este projeto pioneiro posiciona a Vale e sua subsidiária norte-americana, Vale USA, na vanguarda do setor.

Avanço tecnológico e financiamento

Reconhecida pelo governo norte-americano, a Vale iniciará negociações para um financiamento de até 282,9 milhões de dólares, destinados ao desenvolvimento dessa unidade industrial de briquetes nos EUA. O projeto destaca-se não apenas pelo montante envolvido mas também pela sua proposta inovadora.

O projeto da Vale prevê o desenvolvimento de uma inovadora unidade industrial de briquetes de minério de ferro nos EUA, a primeira no mundo a aplicar o processo patenteado de aglomeração a frio de briquetes para a rota de redução direta”, afirmou a Vale em comunicado ao mercado.

Características do briquete

O briquete da Vale, produto dessa inovação, é formado pela aglomeração em baixa temperatura de minério de ferro de alta qualidade. Este processo utiliza uma solução tecnológica inovadora de aglomerantes que confere ao produto final alta resistência mecânica, diferenciando-o no mercado.

Pioneirismo reconhecido

A primeira planta de briquetes do mundo, também uma realização da Vale, foi inaugurada em Vitória em 2023, consolidando o pioneirismo da empresa no desenvolvimento de soluções inovadoras para a indústria de minério de ferro.

Este projeto da planta de briquetes da Vale nos Estados Unidos não apenas fortalece a posição da empresa como líder em inovação no setor mas também reflete um compromisso com a sustentabilidade e a eficiência industrial.

Briquete de minério de ferro 

O briquete de minério de ferro reduz a emissão de gases como dióxido de enxofre (SOX) e o óxido de nitrogênio (NOX). Dispensa o uso da água na sua fabricação. Reduz a emissão de particulados e pode utilizar areia proveniente de rejeitos de mineração em seu processo produtivo.

M Dias Brancoconteúdo patrocinado