Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Mover: Avanço na eletromobilidade brasileira

Ricardo Bastos, presidente da ABVE.

A assinatura da portaria de habilitação ao Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover) pelo vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin, no Palácio do Planalto, foi recebida com entusiasmo pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). O evento, que ocorreu na terça-feira (26/3) e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, representa um avanço significativo para a eletromobilidade e a sustentabilidade no Brasil.

A Importância da Regulamentação

A regulamentação do Mover, conforme articulado pelo presidente da ABVE, Ricardo Bastos (foto), simboliza um progresso nas políticas nacionais de apoio ao transporte sustentável, mantendo a continuidade das políticas antecessoras como o Inovar Auto e o Rota 2030. Bastos enfatizou a relevância dessa continuidade para garantir a previsibilidade das regras governamentais, assegurando assim o fluxo de investimentos no setor automotivo do país.

Investimentos e Tecnologias Sustentáveis

O Programa Mover, com previsão de incentivos que podem atingir R$ 19 bilhões até 2028, objetiva estimular a produção de veículos de baixa emissão e o desenvolvimento de centros tecnológicos no Brasil. Este programa abrange uma ampla gama de veículos, incluindo ônibus e caminhões, além de incentivar a pesquisa e o desenvolvimento em tecnologias sustentáveis.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Impacto Ambiental e Competitividade

A iniciativa do Mover de medir a pegada de carbono dos veículos desde a produção até o descarte, denominada “do poço à roda”, “do berço ao túmulo” e de “reciclabilidade”, visa minimizar o impacto ambiental da indústria automotiva. Este aspecto foi destacado por Geraldo Alckmin como crucial para a descarbonização e o aumento da competitividade econômica do Brasil.

Apoio à Infraestrutura

Além do Programa Mover, o governo anunciou a regulamentação da emissão de debêntures para o financiamento de projetos de infraestrutura, facilitando assim a participação de empresas no investimento de projetos estratégicos sem necessariamente geri-los. Este passo é visto como um estímulo adicional ao desenvolvimento sustentável e à inovação no país.

O apoio da ABVE ao Mover e a presença de figuras proeminentes do governo no evento de assinatura refletem o compromisso com a transição para uma mobilidade mais sustentável no Brasil. A regulamentação do Mover, elogiada por Bastos, marca um momento decisivo na trajetória da eletromobilidade e sustentabilidade, abrindo caminho para aproveitar as vantagens únicas do Brasil em recursos renováveis e tecnologia.

Leia Também:

Vendas de veículos elétricos aumentam em 91% em 2023

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado