Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Agroconsult eleva projeção da safra de soja no Brasil, entenda

Projeções de Soja
(Foto: Cj/ Pixabay)

A Agroconsult, renomada consultoria brasileira do agronegócio, anunciou um aumento da previsão de safra de soja para o ciclo 2023/24 no Brasil, apontando para uma produção de 156,5 milhões de toneladas. Este ajuste reflete uma pesquisa extensiva em campos de 15 estados do país e antecipa uma expansão na produção.

Expansão notável na área plantada

O Brasil vê sua área de soja crescer para 46,4 milhões de hectares, um acréscimo de 1,2 milhão de hectares em relação às projeções da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Este aumento nas áreas de hectares na de safra de soja é importante para entender a diferença entre as estimativas da Agroconsult e da Conab, que previu uma safra de 146,9 milhões de toneladas para este ano.

Desafios climáticos e impactos na produtividade

O início desafiador da temporada agrícola, marcado por irregularidades climáticas — com chuvas intensas no Sul e seca severa no Centro-Oeste —, trouxe complexidades adicionais à análise da safra atual. Segundo André Pessoa, presidente da Agroconsult, essas variações climáticas demandaram um olhar técnico apurado durante a expedição.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Variações regionais e seus efeitos

A produtividade esperada para a soja no Brasil foi ajustada para 56,2 sacas por hectare, uma redução de 6,5% em comparação à safra anterior. Destaca-se a queda de produtividade em Mato Grosso, maior estado produtor, onde a produtividade foi estimada em 53,1 sacas por hectare. Por outro lado, o Rio Grande do Sul apresentou uma boa recuperação, com um aumento de 55,2% na produtividade para 57,2 sacas por hectare, compensando parcialmente as perdas em outras regiões.

Perspectivas para o agronegócio brasileiro

O aumento da previsão de safra de soja pela Agroconsult reitera a importância do Brasil no mercado global de soja, destacando a resiliência e a capacidade de adaptação do setor agrícola nacional diante dos desafios climáticos. As projeções da Agroconsult contribuem para uma visão otimista do agronegócio brasileiro, reforçando o papel do país como um dos principais produtores e exportadores de soja no mundo.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado