Para uma ideia amadora que começou apenas com um perfil no Instagram, o mês de março foi de conquista para o Economic News Brasil (ENB), que superou a marca de 1,2 milhão de visualizações e 3,1 milhões de contagens no período, conforme dados oficiais do Google Analytics. É importante destacar que, nesses números, não estão contabilizadas as visualizações e impressões por meio das redes sociais, como LinkedIn, Instagram, YouTube, WhatsApp e outras.
O resultado não apenas evidencia o sucesso das estratégias inovadoras adotadas pela equipe de gestão e produção do portal, mas também o comprometimento com a excelência jornalística, solidificando o veículo como uma referência nacional no segmento de notícias sobre negócios, economia, mercado financeiro, investimentos, tecnologia e outras categorias.
Evolução dos Números
As visualizações de um portal de notícias podem ser facilmente comparadas à capacidade de logística/entrega de uma empresa de e-commerce. Assim, confira os dados da evolução das visualizações anuais e, especificamente, do último mês de março, acessadas/entregues aos nossos leitores, conforme dados oficiais do Google Analytics:
Ano de 2022 – Mais de 890 mil
Ano de 2023 – Mais de 1.400 milhão
Ano de 2024 – Somente mês de Março – Registrou mais de 1,2 milhão de acessos e 3,1 milhões de contagens. Acumulado no primeiro trimestre é de 2,6 milhões de acessos e 5,9 milhões de contagens.
Leitores por Idade
Confira a faixa etária dos leitores do portal no mês de março:
- 18 a 24 anos: 9.772 mil
- 25 a 34 anos: 26.168 mil
- 35 a 44 anos: 26.587 mil
- 45 a 54 anos: 25.519 mil
- 55 a 64 anos: 31.574 mil
- 65 anos ou mais: 26.529
Resultado e Investimento
O empresário Jackson Pereira Jr., CEO e Publisher do ENB, diz que a nova meta agora é mais audaciosa, ele não relevou os novos números, mas compartilhou insights sobre o veículo.
“Este é um momento empolgante para todos nós no ENB. Atingir mais de 1,2 milhão de visualizações em apenas um mês é a prova de que estamos no caminho certo, fornecendo conteúdos que ressoam verdadeiramente com nosso público, na sua maioria das categorias A e B. Este sucesso é fruto de muito trabalho, resiliência, pesquisa, inovação e, claro, uma visão clara de onde queremos chegar.”, disse Pereira Jr.
O início deste ano tem sido marcado por investimentos em uma nova infraestrutura de tecnologia para disponibilizar uma melhor experiência aos leitores no carregamento ultra-rápido dos conteúdos e facilitar a produção de conteúdos com maior agilidade. Parte deste aporte, com capital próprio, está garantindo a quadruplicação da capacidade de armazenamento e processamento dos dados, os quais a empresa deve concluir a implantação total até o final desta semana.
“Recentemente, fizemos um investimento substancial em uma nova infraestrutura de tecnologia na nuvem com um novo e robusto servidor dedicado. Essa atualização irá garantir-nos segurança no crescente volume de tráfego e melhorar a experiência geral do usuário em nosso portal, além de agilizar o trabalho de produção e publicação dos conteúdos”, complementou o idealizador do Economic News Brasil.
Entrega ao Leitor
A otimização para motores de busca (SEO) tem sido outra área de foco no portal. Rebeka Gonçalves, head de relacionamento do ENB, destaca a importância dessa estratégia.
“Trabalhamos incansavelmente para melhorar nossa presença online, não apenas através de conteúdo de qualidade, mas também garantindo que ele seja facilmente acessível. Nosso crescimento contínuo em visualizações é um testemunho da eficácia de nossa estratégia de SEO, combinada com o empenho determinado de nossa equipe”, comentou Rebeka.
As equipes de jornalistas e de tecnologia do ENB, operando de bases em diferentes estados, tais como São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro, Pernambuco e Espírito Santo, têm sido fundamentais para o sucesso recorrente do Portal.
Fábio Henrique Gomes, jornalista do ENB, reflete sobre o impacto do trabalho em equipe.
“Ver nosso conteúdo alcançar tal audiência é extremamente gratificante. Há um sentimento de realização em saber que as histórias que reportamos estão fazendo a diferença, engajando e informando o público”, afirmou Fábio Gomes.
Luiz Ribeiro, também jornalista do ENB, complementa a visão de Fábio com sua perspectiva sobre a abordagem editorial do portal.
“Nosso objetivo é ir além do convencional, explorando temas que realmente importam para nossos leitores. Isso envolve não apenas reportar os fatos, mas também oferecer análises aprofundadas e contextuais, algo que, acredito, seja uma das razões para nosso crescimento constante em acessos”, disse o jornalista, que é também doutorando em Comunicação pelo programa PPGCOM-UFF.
Larissa Juliana, que foi a jornalista campeã de visualizações no último mês, destaca a importância da influência dos conteúdos e de sua participação nos números obtidos.
“Me sinto feliz em fazer parte de um portal capaz de atingir e influenciar milhões de pessoas. É um privilégio fazer parte de um veículo que é referência no segmento e que continua a crescer e a inspirar empreendedores, mantendo-se sempre fiel aos seus princípios de integridade e qualidade. Estamos aqui, inovando e crescendo juntos, buscando trazer sempre o melhor para o público”, disse Juliana.
No conjunto das inovações trazidas, em janeiro deste ano, o Economic News Brasil lançou o primeiro jornal do mundo totalmente clicável, introduzindo uma forma inédita de interação no jornalismo digital. Esse modelo oferece aos usuários a possibilidade de escolher conteúdos específicos com facilidade, melhorando a acessibilidade e a praticidade no consumo de notícias. Distribuído gratuitamente e disponível em duas edições semanais, o jornal digital atende às demandas de profissionais e empresários que desejam se manter informados sobre as últimas tendências e oportunidades no cenário de negócios e economia.
Sistema de Comunicação
O Economic News Brasil é um veículo do Sistema BNTI de Comunicação que está se preparando para um novo capítulo com o lançamento do Boa Notícia Brasil. Como bem destaca seu slogan, ‘O Lado Bom da Notícia’, o novo portal tem a missão de levar conteúdos sempre positivos, seja em motivação, saúde, turismo, gastronomia, empreendedorismo, solidariedade ou responsabilidade socioambiental, aos leitores de todas as idades.
“Com a chegada do nosso mais novo veículo, estamos expandindo nosso alcance, publicando somente notícias positivas, emocionantes, motivadoras, de sustentabilidade, ESG, entre outras. O Boa Notícia Brasil – O Lado Bom da Notícia faz parte de nossa visão de criar um ecossistema de notícias que não apenas informa, mas também inspira e eleva o espírito dos nossos leitores”, destaca o CEO, Jackson Pereira Jr.
O Boa Notícia Brasil (BNB) inicia uma nova etapa para diversificar o cenário informativo de nossos leitores, com ênfase nos elementos positivos para a sociedade. Com seu lançamento programado para este mês, reforçamos nosso compromisso com a missão de informar, retratar fatos, esclarecer e inspirar, enfrentando novos desafios e explorando oportunidades em nossa abordagem jornalística. A inclusão do BNB amplia nossas capacidades, consolidando nosso compromisso com um jornalismo de excelência, sob o controle do Sistema BNTI de Comunicação, reconhecido por sua qualidade e disposição para adotar inovações.