Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Veja onde assistir ao eclipse solar total de 8 de abril

Veja onde assistir ao eclipse solar total de 8 de abril
(Foto: Drew Rae/Pexels).

O eclipse solar total do dia 8 de abril é um evento astronômico aguardado, especialmente pelos moradores do Canadá, México e Estados Unidos, que terão a oportunidade de ver o fenômeno diretamente. Para os demais interessados ao redor do globo, a tecnologia permitirá que o evento seja acompanhado ao vivo por meio de diversas plataformas de transmissão.

O canal oficial da NASA no YouTube será uma das principais fontes de transmissão do eclipse. Além disso, o Observatório Nacional também fará a cobertura do evento através da mesma plataforma. Para aqueles que preferem alternativas ao YouTube, o eclipse será exibido na plataforma de streaming Disney+.

Conforme o horário oficial de Brasília (UTC-3), o início do eclipse solar total está previsto para as 15h07, na costa do México, e o término ocorrerá por volta das 16h46 na costa leste do Canadá. Cerca de 31,5 milhões de pessoas estarão posicionadas em áreas onde o eclipse solar total será diretamente visível, enquanto outras partes do mundo terão uma visão parcial ou nenhum vislumbre do fenômeno.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

A NASA explica que um eclipse solar total ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham de maneira a projetar uma sombra da Lua sobre a Terra, bloqueando a luz solar em determinadas áreas, seja de forma total ou parcial. O evento de 8 de abril marca o primeiro eclipse solar total do ano.

O próximo evento do tipo que será visível no Brasil acontecerá no dia 2 de outubro, mas não será um eclipse total. Neste dia, a Lua cobrirá parcialmente o Sol por aproximadamente cinco minutos. A visibilidade será maior nas regiões Sul, Sudeste (exceto norte de Minas Gerais) e Mato Grosso do Sul, enquanto em outras áreas do país, o eclipse será menos perceptível ou não será observado.

Este calendário de eventos celestes permite a astrônomos amadores e entusiastas do espaço se planejarem para observar tais fenômenos, seja de forma direta, para aqueles localizados em regiões privilegiadas, ou virtualmente, através das transmissões disponibilizadas por grandes instituições como a NASA e plataformas de streaming como a Disney+.

 

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

No Content Available
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado