Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Meta lança a Llama 3, nova IA de código aberto

meta llama 3
(Foto: Reprodução/El Independente)

A Meta Platforms amplia seu portfólio de inteligência artificial com o lançamento do Llama 3, uma série de modelos de IA generativa de código aberto. Este lançamento visa não apenas melhorar a performance dos modelos anteriores, mas também estabelecer novos padrões no mercado de IA.

Características do Llama 3

O Llama 3 apresenta dois modelos principais:

  • Llama 3 8B: Conta com 8 bilhões de parâmetros.
  • Llama 3 70B: Possui 70 bilhões de parâmetros.

Ambos são treinados em 24.000 GPUs personalizadas e prometem superar os modelos anteriores e concorrentes em termos de desempenho.

conteúdo patrocinado

Desempenho e Benchmarks

Os modelos Llama 3 foram avaliados em vários benchmarks de IA, superando outros modelos de código aberto em tarefas de linguagem complexas. Embora enfrentem forte concorrência de modelos como o Gemini 1.5 Pro do Google, eles mostram avanços notáveis em áreas específicas, prometendo uma aplicação mais eficaz e versátil.

Inovações e segurança

Para abordar preocupações sobre toxicidade e viés inerentes em modelos de IA generativa, a Meta implementou rigorosos pipelines de filtragem de dados e atualizou suítes de segurança como Llama Guard e CybersecEval. Além disso, a introdução do Code Shield visa detectar potenciais vulnerabilidades de segurança no código gerado por IA. No entanto, desafios persistem, como evidenciado por incidentes passados, como a tendência do Llama 2 de gerar informações imprecisas ou sensíveis. A Meta reconhece as limitações das salvaguardas atuais e enfatiza esforços contínuos para aprimorar a robustez e a segurança do modelo.

Futuro do Llama 3

Os avanços da Meta com o Llama 3 não param por aqui. A empresa já está trabalhando em modelos ainda mais avançados, com mais de 400 bilhões de parâmetros, que prometem habilidades multilíngues e a capacidade de realizar tarefas mais complexas de raciocínio e codificação. A disponibilidade do Llama 3 para download e a futura hospedagem em plataformas de nuvem facilitará o acesso e a utilidade desses modelos para um espectro ainda mais amplo de usuários e aplicações.

Investindo em novos produtos com IA

O mundo da tecnologia vai testemunhar um avanço com a integração da inteligência artificial nos óculos inteligentes fruto da colaboração entre Ray-Ban e Meta. Previsto para abril, esse óculos inteligente promete enriquecer a experiência do usuário com funcionalidades inéditas, como tradução em tempo real e reconhecimento de objetos, animais e monumentos históricos.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado