Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Empresa lança cápsula para turismo espacial mais barato

Empresa espanhola lança cápsula espacial econômica para turismo na estratosfera.
Empresa lança cápsula para turismo espacial mais barato
(Foto: Divulgação/Halo Space).

A empresa Halo Space, da Espanha, introduziu uma nova cápsula para turismo espacial, nomeada “Aurora”. Segundo a empresa, esse veículo permitirá viagens até 35 quilômetros acima da Terra a preços mais acessíveis. As passagens variam de 50 mil a 200 mil dólares, prometendo democratizar o acesso ao espaço.

O lançamento da “Aurora” foi oficializado em um evento em Londres. A cápsula, desenhada pelo estúdio Frank Stephenson Design, mede 5 metros de largura e 3,5 metros de altura. Com capacidade para oito pessoas, possui janelas amplas que permitem uma visão de 360 graus do espaço. A estrutura é feita de uma liga de alumínio e pesa 3.500 quilos na decolagem.

“Acreditamos que esta nova categoria de veículos espaciais representa uma excelente oportunidade para o setor espacial espanhol”, afirmou Álvaro Fernández, representante da Aciturri, um dos parceiros do projeto.

 

A Halo Space planeja realizar 400 viagens anuais a partir de 2029, transportando mais de 3 mil passageiros por ano, o que poderia gerar um faturamento anual de aproximadamente 480 milhões de euros com a venda de bilhetes.

Desde seu início em 2021, a Halo Space já investiu 10 milhões de euros no desenvolvimento da cápsula, com 6 milhões provenientes de capital privado e 4 milhões através de financiamento por dívida. “O projeto, que segue conforme o planejado, espera financiamento total entre 80 e 90 milhões de euros”, declararam os desenvolvedores.

Os voos com a cápsula espacial Aurora serão realizados por um balão estratosférico que infla com hidrogênio verde. A ascensão leva cerca de duas horas até atingir o ponto mais alto, a aproximadamente 35 quilômetros de altura. Os passageiros podem então apreciar a vista da Terra por duas horas antes de iniciar a descida, que também dura cerca de duas horas. O retorno é assistido por um parapente para aterrissagem precisa.

Em junho deste ano, a Halo Space realizará seu sexto voo de teste na Arábia Saudita. Este será o primeiro teste de todos os sistemas críticos de voo a mais de 30 quilômetros de altura com uma cápsula em tamanho real.

O turismo espacial, que teve início com a viagem do empresário americano Dennis Tito em 2001, vem sendo progressivamente acessibilizado pelas empresas privadas. Figuras como Richard Branson e Jeff Bezos já realizaram voos espaciais comerciais, com bilhetes custando milhões de dólares. Em comparação, a oferta da Halo Space promete ser uma alternativa viável para um público mais amplo interessado em experimentar viagens espaciais.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas