Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Empresa lança cápsula para turismo espacial mais barato

Empresa lança cápsula para turismo espacial mais barato
(Foto: Divulgação/Halo Space).

A empresa Halo Space, da Espanha, introduziu uma nova cápsula para turismo espacial, nomeada “Aurora”. Segundo a empresa, esse veículo permitirá viagens até 35 quilômetros acima da Terra a preços mais acessíveis. As passagens variam de 50 mil a 200 mil dólares, prometendo democratizar o acesso ao espaço.

O lançamento da “Aurora” foi oficializado em um evento em Londres. A cápsula, desenhada pelo estúdio Frank Stephenson Design, mede 5 metros de largura e 3,5 metros de altura. Com capacidade para oito pessoas, possui janelas amplas que permitem uma visão de 360 graus do espaço. A estrutura é feita de uma liga de alumínio e pesa 3.500 quilos na decolagem.

“Acreditamos que esta nova categoria de veículos espaciais representa uma excelente oportunidade para o setor espacial espanhol”, afirmou Álvaro Fernández, representante da Aciturri, um dos parceiros do projeto.

conteúdo patrocinado

 

A Halo Space planeja realizar 400 viagens anuais a partir de 2029, transportando mais de 3 mil passageiros por ano, o que poderia gerar um faturamento anual de aproximadamente 480 milhões de euros com a venda de bilhetes.

Desde seu início em 2021, a Halo Space já investiu 10 milhões de euros no desenvolvimento da cápsula, com 6 milhões provenientes de capital privado e 4 milhões através de financiamento por dívida. “O projeto, que segue conforme o planejado, espera financiamento total entre 80 e 90 milhões de euros”, declararam os desenvolvedores.

Os voos com a cápsula espacial Aurora serão realizados por um balão estratosférico que infla com hidrogênio verde. A ascensão leva cerca de duas horas até atingir o ponto mais alto, a aproximadamente 35 quilômetros de altura. Os passageiros podem então apreciar a vista da Terra por duas horas antes de iniciar a descida, que também dura cerca de duas horas. O retorno é assistido por um parapente para aterrissagem precisa.

Em junho deste ano, a Halo Space realizará seu sexto voo de teste na Arábia Saudita. Este será o primeiro teste de todos os sistemas críticos de voo a mais de 30 quilômetros de altura com uma cápsula em tamanho real.

O turismo espacial, que teve início com a viagem do empresário americano Dennis Tito em 2001, vem sendo progressivamente acessibilizado pelas empresas privadas. Figuras como Richard Branson e Jeff Bezos já realizaram voos espaciais comerciais, com bilhetes custando milhões de dólares. Em comparação, a oferta da Halo Space promete ser uma alternativa viável para um público mais amplo interessado em experimentar viagens espaciais.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado