Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Ossos quebrados: funcionários da SpaceX sofrem muitas lesões

Ossos quebrados: funcionários da SpaceX tem altas taxas de lesões
(Foto: Divulgação/SpaceX).

A SpaceX, empresa do setor espacial do bilionário Elon Musk, tem tido um aumento de lesões em seus locais de trabalho, conforme aponta um relatório publicado pela Reuters. Os dados indicam que em 2023, as taxas de lesões foram maiores do que nos anos anteriores.

Desde 2014, a SpaceX enfrenta questões de segurança no local de trabalho, com pelo menos 600 lesões reportadas, incluindo casos graves como ossos quebrados, amputações e até uma fratura no crânio. No ano passado, em uma unidade que recupera propulsores de foguetes no Oceano Pacífico, a taxa de lesões foi de 7,6 por 100 trabalhadores, mais de nove vezes a média da indústria.

 

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Em Brownsville, Texas, a taxa de lesões relatadas chegou a 5,9 para cada 100 funcionários em 2023, um aumento em relação aos 4,9 registrados em 2022. Em Cabo Canaveral, Flórida, o número de ferimentos reportados cresceu de 0,9 para 2,5 por 100 trabalhadores no mesmo período. A média da indústria espacial permanece em apenas 0,8, mostrando um contraste preocupante com os números da SpaceX.

A Administração de Segurança e Saúde Ocupacional (OSHA) não respondeu a pedidos de comentários sobre as taxas de lesão da empresa. No entanto, a preocupação com a segurança é evidente, com a NASA, que tem contratos avaliados em pelo menos 11,8 bilhões de dólares com a SpaceX, potencialmente afetada pela qualidade do trabalho devido às altas taxas de lesão.

David Michaels, ex-administrador da OSHA e agora professor na Universidade George Washington, menciona que “a NASA deveria estar preocupada com a qualidade do trabalho”. Ele considera que altas taxas de lesões podem indicar uma qualidade de produção deficiente.

A SpaceX não comentou as últimas descobertas da Reuters sobre suas taxas de lesão. Em contrapartida, Gwynne Shotwell, diretora de operações da SpaceX, reforçou em março a importância da segurança ao repostar um vídeo de testes de chutes de emergência em um local da empresa na Flórida. No post feito na rede social X, Shotwell escreveu que “a segurança de astronautas e pessoal é a maior prioridade da SpaceX”.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado