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Whirlpool, dona da Brastemp, vende negócio de purificadores no Brasil

Whirlpool vende parte de seus negócios para aumentar caixa.
Whirlpool, dona da Brastemp, vende negócio de purificadores no Brasil
(Foto: Divulgação/Brastemp).

A Whirlpool, proprietária das marcas Brastemp e Consul, anunciou sua saída do segmento de purificadores de água no Brasil. Essa ação faz parte de uma estratégia maior para fortalecer sua liquidez global. A notícia foi divulgada nesta quinta-feira (25) por Jim Peters, vice-presidente executivo da Whirlpool, durante uma teleconferência com analistas.

De acordo com Peters, a operação de venda foi negociada com a empresa americana Culligan. O acordo, ainda sujeito à aprovação do Cade, órgão antitruste brasileiro, inclui a licença da marca associada ao serviço de assinatura dos equipamentos. Atualmente, as vendas online desta linha de produtos no Brasil ainda estão sob gestão da “Compra Certa Brastemp”.

Esta venda é uma das duas iniciativas planejadas para gerar US$ 500 milhões em caixa para a multinacional em 2024. A outra ação mencionada refere-se à venda de 24% das ações da Whirlpool na Índia, concluída no primeiro trimestre deste ano.

 

Além destes movimentos estratégicos, a Whirlpool também anunciou ontem a redução de 1.000 postos de trabalho globalmente, como parte de seu plano de corte de despesas. O objetivo é melhorar a rentabilidade da companhia. Ainda não há informações sobre o impacto dessas demissões no Brasil.

Peters destacou que estas medidas são fundamentais para o fortalecimento do balanço operacional da empresa em diversos mercados. Ele afirmou que a empresa está alinhada com os objetivos estabelecidos para 2024, o que reflete uma gestão cuidadosa na alocação de recursos.

Em termos de desempenho financeiro, a Whirlpool Brasil registrou em 2023 um aumento de 6,5% em suas vendas, totalizando R$ 11,5 bilhões, embora o lucro líquido tenha caído 39%, situando-se em R$ 254 milhões. Os resultados do primeiro trimestre na América Latina foram considerados robustos, apesar de ainda não terem sido divulgados oficialmente.

A nível global, a Whirlpool enfrenta as altas taxas de juros e problemas de acessibilidade habitacional, particularmente na América do Norte. Esses obstáculos têm afetado os volumes de vendas na região. No entanto, a empresa tem adotado medidas decisivas para proteger sua participação de mercado e melhorar o desempenho financeiro. Entre as estratégias adotadas, está o aumento dos preços promocionais para combater os efeitos da inflação e expandir as margens de lucro.

Investidores e partes interessadas continuarão monitorando de perto para verificar se essas ações estratégicas serão bem-sucedidas em manter a saúde financeira da empresa ao longo do ano fiscal.

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